Estudo é realizado em parceria com a Unisuam, do Rio de Janeiro. UFSCar tem tratamento para dor lombar crônica
Shutterstock
Uma pesquisa de doutorado está oferecendo teleatendimento para idosos de todo o Brasil que tenham dor lombar crônica. O estudo é realizado em parceria do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia (PPGGero) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) com o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação do Centro Universitário Augusto Mota (Unisuam), do Rio de Janeiro. (Veja abaixo como participar).
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
Desenvolvido pela doutoranda em Ciências da Reabilitação da Unisuam , sob orientação de Ney Meziat, docente do centro universitário, e Karina Gramani Say, professora do Departamento de Gerontologia (DGero) da UFSCar.
A dor lombar crônica é um problema de saúde pública que acomete milhões de indivíduos em todo mundo e é uma das principais causas de anos vividos com incapacidade.
De acordo com a pesquisadora Jessica Fernandez, o objetivo do estudo é avaliar a eficácia da Terapia Cognitivo Funcional (TCF) comparada ao pilates, que já se mostrou eficaz em outros estudos. A TCF é uma abordagem biopsicossocial que possui um raciocínio clínico que considera a interação de múltiplos fatores (físicos, cognitivos, emocionais, sociais e de estilo de vida) e seu principal foco é restaurar a função e diminuir incapacidade e dor relacionadas à coluna lombar.
A expectativa da pesquisa é que a possibilidade de ofertar cuidado por teleatendimento em grupo para idosos portadores de dor lombar crônica seja real e possa ser replicada em outros domínios, como, por exemplo, em serviços de saúde pública.
Quem pode e como participar
Para realizar o estudo, estão sendo convidados:
homens ou mulheres, a partir de 65 anos, que tenham dor localizada na região lombar há mais de três meses e que tenham acesso à internet.
Os atendimentos são realizados uma vez na semana, através da plataforma Zoom, com duração de uma hora, em grupos de cinco participantes, sendo no mínimo de seis sessões e no máximo de 10 sessões.
Interessados em participar da pesquisa podem ser de qualquer região do Brasil e devem se inscrever por um formulário eletrônico. (Clique aqui para se inscrever).
Veja mais notícias da região no g1 São Carlos e Araraquara
Dor lombar crônica: pesquisa da UFSCar oferece tratamento on-line para idosos; veja como participar
Adicionar aos favoritos o Link permanente.