• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Haddad diz que governo pode aumentar arrecadação com atualização do valor de imóveis no IR, nova repatriação e regularização de fundos

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta terça-feira (18) que o governo continuará buscando receitas extraordinárias nos próximos anos para equilibrar o orçamento público.
Ele citou medidas que estão tramitando no Legislativo. São elas:
mudanças na tributação de fundos fechados,
uma nova repatriação de recursos do exterior;
atualização de valor de imóveis no Imposto de Renda.
“Se decidirmos por uma dessas alternativas, ou uma outra que surgir, isso vai entrar na lei orçamentária com o objetivo de termos sum orçamento equilibrado”, declarou o ministro.
Atualização do valor do imóvel no IR
A discussão sobre a atualização do valor dos imóveis no Imposto de Renda, aconteceu em 2021, no governo do presidente Jair Bolsonaro. O projeto, porém, não foi adiante.
Atualmente, o registro dos imóveis na declaração do Imposto de Renda é feita pelo seu valor original e fica registrada por esse valor ao longo dos anos. Quando efetua a venda, explicou ele, tirando quando há isenção, incide a alíquota de 15% a 22,5% sobre ganhos de capital.
O antigo Ministério da Economia, capitaneado pelo ministro Paulo Guedes na ocasião, propôs em 2021 reduzir a alíquota do Imposto de Renda (IR) sobre ganhos de capital na venda de imóveis para 5% se o contribuinte atualizasse o valor da propriedade.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.