Estrada Municipal John Taswel Tanner é principal ligação entre rodovia e Parque São Bento; famílias contam dificuldades e riscos quando chove. Prefeitura diz que fará reparos e asfaltamento. Moradores de Sumaré enfrentam dificuldades para atravessar estrada com lama
O principal acesso da Rodovia dos Bandeirantes (SP-348) para o Parque São Bento, em Sumaré (SP), virou atoleiro de veículos em dias de chuva por causa da lama. Diante das condições precárias da Estrada Municipal John Taswel Tanner, a região fica isolada e os moradores relatam indignação.
Aproximadamente 100 famílias residem na área. À EPTV, afiliada da TV Globo, moradores relataram que os ônibus escolares não conseguem acessar o espaço para buscar ou levar crianças, e a limitação também afeta eventual necessidade de receber assistência por meio de ambulância ou resgates.
Nesta manhã, a reportagem flagrou o momento em que um motociclista teve dificuldades para atravessar um trecho repleto de lama e não ficar preso no local com o veículo danificado. Na segunda, porém, outro motociclista ficou com o veículo coberto de terra após a chuva registrada no período da tarde. Além disso, em ocasião anterior, um veículo chegou a tombar ao tentar passar pelo trecho.
“Ficamos ilhados, isso é muito grave […] Antes que aconteça algo mais grave, estamos querendo resposta do poder público”, falou uma moradora ao reivindicar ao menos uma solução provisória até que o trecho seja asfaltado pela administração municipal. Outro morador também criticou o descaso.
“Tem duas entradas que ligam o bairro à cidade. Não sei dizer a melhor opção, as duas são péssimas”, falou o homem ao contar que mora na área há 15 anos e a situação se agravou desde 2021.
Motociclista quase atola ao passar por estrada em Sumaré
Reprodução/EPTV
O que diz a prefeitura?
A Secretaria de Obras informou, por meio de assessoria, que uma equipe esteve no local semana passada para realizar trabalho de nivelamento da estrada, e alegou que há trabalhos periódicos.
No entanto, segundo a pasta, as ações foram prejudicadas pela chuva. A administração informou ainda que uma equipe foi deslocada para avaliar a situação e fazer reparos emergenciais, mas até 12h a reportagem da EPTV não encontrou nenhum funcionário na região onde ocorre o problema.
Ainda de acordo com a prefeitura, o asfaltamento da área deve ocorrer neste semestre, mas a assessoria não se manifestou sobre a questão dos ônibus escolares até esta publicação.
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas.
Acesso da Bandeirantes para bairro em Sumaré vira atoleiro de veículos e famílias relatam isolamento após chuvas; vídeo
Adicionar aos favoritos o Link permanente.