• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Usuários consomem drogas à luz do dia em área ao lado de escola em Manaus

Segundo moradores, a cena se repete há meses, bem ao lado de uma escola, um Centro de Referência de Assistência Social e a movimentada Avenida Itaúba. Usuários consomem drogas à luz do dia em área ao lado de escola em Manaus
Uma área ao lado de uma escola foi ocupada por usuários de drogas na rua Genipapo, no bairro Jorge Teixeira, Zona Leste de Manaus. Segundo os relatos de moradores, em plena luz do dia, é possível flagrar o uso de entorpecentes no local. Veja vídeo acima.
A cena se repete há meses, bem ao lado de uma escola, um Centro de Referência de Assistência Social e a movimentada Avenida Itaúba.
Quem vive na região diz que não denuncia por medo de retaliação. Um dos moradores aceitou falar sobre o que presencia todos os dias, mas sem se identificar.
“Tem sido problema, porque eles têm armado barracas e eles trazem muito lixo. Além disso tem a questão da violência. Durante a noite, eles roubam fiação, roubam lâmpadas e o que der para eles roubarem, para sustentar o vício deles”, disse.
Conforme um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o número de pessoas que vivem nas ruas, na região norte do país, passou de 8 mil, em 2019, para mais de 18 mil em 2022. Para o sociólogo Luiz Antônio, o aumento deste número está relacionado ao desemprego e à desigualdade social.
“À medida que essas pessoas não têm emprego elas geram um grau de frustração tão poderoso que faz com que o aumento de drogas tanto as lícitas quanto as ilícitas aumente de forma descontrolada. Não é só o crack, não é só as drogas ilícitas que tem aumentado, o consumo de drogas lícitas como as drogas farmacológicas por exemplo, os medicamentos tarja preta, o consumo de bebida alcoólica”, informou.
Ações de remoção das pessoas no local já foram realizadas, mas o problema continua, conforme os moradores.
Por meio de nota, a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), informou que, com apoio das policiais civil e Militar, realiza operações no local e que vai intensificar o policiamento na área. No entanto, o especialista explica que o consumo de drogas se trata mais de um problema de saúde pública do que de polícia.
A atuação do poder público para que o cenário melhore também foi pedida pelos moradores da área, que preferem não se identificar.
“Eu faço esse apelo os governantes as autoridades se não vai ficar que nem uma ‘cracolândia’. Pessoal vai chegando, vai chegando, daqui a pouco vai ficar que nem uma ‘cracolândia’ como em São Paulo e uma situação bem difícil de se reverter. Então tá aqui meu minha denúncia meu pedido de ajuda”, comentou.
Vídeos mais assistidos do Amazonas
U

Adicionar aos favoritos o Link permanente.