• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

EUA afirmam que muitas das informações que aparecem nos documentos vazados da inteligência americana são falsas

Governo dos Estados Unidos tem tentado reduzir – entre os aliados próximos – os danos causados pelo vazamento de documentos ultrassecretos. EUA afirmam que muitas das informações que aparecem nos documentos vazados da inteligência americana são falsas
Os Estados Unidos e outros países que ficaram expostos no vazamento de documentos da inteligência americana afirmaram que muitas das informações são falsas ou foram alteradas.
O governo americano tem tentado reduzir – entre os aliados próximos – os danos causados pelo vazamento de documentos ultrassecretos. A poucas semanas da visita do presidente sul-coreano à Casa Branca, o vazamento revelou que Washington espionou a Coreia do Sul.
O secretário de Defesa dos Estados Unidos conversou por telefone com o colega sul-coreano e os dois declararam que muitos documentos são falsos ou foram alterados. Mais tarde, um conselheiro de segurança da Coreia do Sul botou panos quentes. Kim Tae-hyo disse: “Vamos aproveitar essa oportunidade para fortalecer nossa confiança e cooperação”. Mas, parlamentares da oposição criticaram a situação e acusaram Washington de violar a soberania sul-coreana.
Entre as informações sobre a Coreia do Sul que vieram à tona, está o questionamento do alto escalão do governo se as 330 mil peças de artilharia vendidas aos Estados Unidos e à Polônia seriam enviadas à Ucrânia. A Coreia do Sul tem uma política de não dar armas a países em guerra.
A espionagem americana a outro aliado revelou supostos planos do presidente do Egito de produzir armas que seriam fornecidas à Rússia. Abdel Fattah El-Sisi teria pedido que militares guardassem segredo sobre a produção de 40 mil projéteis para os russos para “evitar problemas com o Ocidente”.
Os dois países negaram a veracidade dos documentos. O Egito é um dos maiores aliados americanos no mundo árabe. Há décadas os Estados Unidos fornecem ajuda bilionária ao país.
LEIA TAMBÉM
Nova leva de documentos sigilosos da política externa dos EUA aparece em redes sociais; entenda o caso
O que se sabe sobre o vazamento de documentos secretos dos EUA
Forças Armadas dos EUA dizem que vazamento de documentos é um risco sério para segurança do país
Espiões americanos se infiltraram em órgãos de guerra da Rússia, revelam documentos; veja detalhes
O vazamento de documentos ultrassecretos dos EUA sobre a guerra da Ucrânia

Adicionar aos favoritos o Link permanente.