• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Hambúrguer de tambaqui: aprenda receita feita com peixe tradicional do Amazonas

Tambaqui é um dos mais famosos peixes da região e uma iniciativa no Amazonas passou a trazer uma nova possibilidade de consumo para o pescado. Hambúrguer de tambaqui: aprenda receita feita com peixe tradicional do Amazonas
A Amazônia abriga uma grande variedade de peixes tradicionais. Muitos deles são bastante conhecidos por pratos assados, fritos e cozidos. O tambaqui é um dos mais famosos peixes da região e uma iniciativa no Amazonas passou a trazer uma nova possibilidade de consumo para o pescado.
Além de como são consumidos tradicionalmente, o peixe pode virar linguiças, almôndegas e até mesmo carne para hambúrgueres, segundo a técnica em recursos pesqueiros da Secretaria Executiva de Pesca e Aquicultura (Sepa) e Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), Nalva Santos.
“Sair do tradicional. Geralmente você vai em um restaurante e você encontra caldeirada de tambaqui, banda de tambaqui assado. Então, isso é uma inovação já para fazer o aproveitamento de oferecer outros pratos como a linguiça de tambaqui, a almôndega, o ‘fishburguer’. É uma oportunidade boa para os restaurantes”, disse.
Mas para que os peixes virem esses pratos diferentes, eles precisam passar por algumas etapas. Eles são cortados e triturados em uma máquina de moer carne, até ficarem em pequenos pedaços.
Depois disso, o tambaqui triturado é misturado com diferentes especiarias que dão um gosto especial à carne. São eles: chimichurri, lemon pepper, pimenta do reino puro e com cominho, alho em pó, pimenta calabresa, farinha de rosca e amido.
Essa mistura é feita à mão até que fique parecido com uma massa. A partir de então, é possível usar a mistura do peixe com os condimentos, para a montagem dos nossos pratos especiais.
“Dali, a gente começa a fazer os subprodutos, como a linguiça, o picadinho e outros como a almôndega e o ‘fishburguer’”, afirmou Santos.
O responsável pela montagem e finalização deles, é o chef de cozinha Eddy Pinto. A carne de hambúrguer de tambaqui é frita por ele e, depois que está no ponto, é montada no pão com alface e tomate.
Além do hambúrguer de tambaqui, ele também mostra as outras possibilidades de preparo do peixe.
“Saindo um pouco do tradicional, que é a caldeirada, o assado, nós temos essas ‘n’ possibilidades de preparação do peixe. Da linguiça, a almôndega, ao ‘fishburguer’, como um petisco. Nós temos várias formas de formação do peixe para sair um pouco dessa rotina. Nós podemos utilizar para fazer ‘n’ variações”, afirmou o chef de cozinha.
Recentemente, a preparação do “fishburguer” e dos diferentes pratos com o tambaqui foi ensinado para piscicultores, cozinheiros e donos de restaurantes do município de Rio Preto da Eva, no interior do Amazonas. Tudo isso, com o intuito de fomentar as inovações dos pratos amazônicos pela região afora.
“Ensinar para que as pessoas levem para os seus empreendimentos, para que saiam realmente desse tradicional. Para que eles comecem a inovar na questão dos pratos, que temos essa grande variedade que podem ser feitos com o beneficiamento do peixe. Levar com que eles possam colocar em seus cardápios, em seus empreendimentos para que traga benefícios maiores para dentro de seus negócios, do município”, finalizou o chefe.
Vídeos mais assistidos do Amazonas

Adicionar aos favoritos o Link permanente.