Projeto utilizou materiais recicláveis e foi desenvolvido por alunos da Escola Estadual Elias Trajano, em Porto Grande. Genius Olympiad ocorrerá em junho, em Nova Iorque. Drone foi apresentado em feira na Escola Elias Trajano, em Porto Grande
Rafael Aleixo/Setec
Um drone produzido a partir de materiais recicláveis no Amapá vai ser apresentado em uma feira científica que ocorrerá em junho, na cidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos. O projeto foi desenvolvido por estudantes da Escola Estadual Elias Trajano, no município de Porto Grande.
O “Projeto Drauam” foi criado para realizar o monitoramento ambiental. Segundo um dos autores da ideia, o estudante Alyson de Souza, de 17 anos, que está no 2º ano do Ensino Médio, o objetivo é ser uma alternativa para o mercado.
“O projeto foi desenvolvido para ajudar no monitoramento da biodiversidade e ajudar instituições ambientais. Ele poderá monitorar áreas que corram algum tipo de risco ambiental. O baixo custo do drone também é um diferencial no mercado, com materiais bem acessíveis”, descreveu o estudante.
Professor Glauber Ribeiro e os estudantes Alyson de Souza e José Paulo
Divulgação
O aluno informou que o drone foi construído em menos de dois meses e apenas com materiais recicláveis como cano de PVC, materiais de plástico e lixos eletrônicos.
“Tentamos resolver um dos maiores problemas atuais envolvendo os drones, que são as baterias. Para solucionar isso soldamos uma placa solar e um carregador, colocando acima do corpo do drone, se tornando uma fonte alternativa para energia”, informou o estudante.
O projeto foi inicialmente apresentado em 2022 no Encontro de Projetos de Iniciação Científica (Epicet), realizado pela Escola Elias Trajano. O evento credenciou os estudantes para a Feira de Ciências e Engenharia do Amapá (Feceap).
Após a feira estadual, o projeto chegou a Mostra de Ciência e Tecnologia do Instituto Açaí, em Belém (PA), que credenciou a ideia para a feira nos EUA.
O trabalho também foi realizado pelo estudante José Paulo, com coordenação dos professores Glauber Ribeiro e Misael Lino.
Encontro de Projetos de Iniciação Científica (Epicet), em Porto Grande
Rafael Aleixo/Setec
Genius Olympiad
A olimpíada vai ocorrer de 12 a 16 de junho nos EUA e vai reunir projetos do ensino médio sobre questões ambientais, além de gerar oportunidades para inspirar estudantes a serem agentes de promoção da sustentabilidade ambiental.
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:
Drone produzido por estudantes do AP para monitoramento ambiental será exposto nos EUA
Adicionar aos favoritos o Link permanente.