• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Você viu? Enchentes no Maranhão, assalto a casa de pais de jogador do Flamengo em São Luís e outras notícias da semana do g1 MA


Veja quais foram as notícias em destaque ao longo da semana no portal g1 Maranhão. Confira o resumo de algumas das principais reportagens e as mais acessadas pelos leitores do g1 Maranhão na semana de 9 a 15 de abril.
Domingo (9)
Produtor de eventos é morto a tiros em Barreirinhas (MA)
Reprodução
O produtor de eventos Francisco Alves da Silva, de 32 anos, foi morto a tiros em um bar no bairro Ladeira, em Barreirinhas, cidade a 252 km de São Luís. A Polícia Civil do Maranhão (PC-MA) investiga o caso.
De acordo com a Polícia Civil, Francisco Alves estava acompanhando a namorada, a cantora Janaína Santos. Ela realizaria um show no estabelecimento em que o crime aconteceu.
Chuva deixou Aeroporto Marechal Hugo da Cunha Machado, em São Luís (MA), sem energia
Adriano Soares/Grupo Mirante
As fortes chuvas registradas na tarde de domingo (9) provocaram inúmeros estragos em diversos bairros de São Luís. O Aeroporto Marechal Hugo da Cunha Machado, o único da capital, ficou sem energia e teve parte do saguão de passageiros tomado pela água.
A administradora do aeroporto explicou que a chuva e descargas elétricas provocaram danificaram componentes do sistema elétrico, levando à falta de energia. Devido à situação, um voo, com destino ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, foi cancelado.
Segunda-feira (10)
Posto da PRF no Maranhão.
Divulgação/PRF-MA
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou, entre os dias 6 e 9 de abril, 18 acidentes, sendo nove deles graves, nas rodovias federais do Maranhão. Nenhuma pessoa morreu durante esse período. Os dados são do balanço final da Operação Semana Santa 2023, divulgado na segunda-feira.
O número de acidentes subiu 28% em comparação ao último balanço feito pela PRF na Semana Santa. Entre os dias 14 e 17 de abril de 2022, apenas 14 acidentes foram registrados nas BR’s do estado, sendo sete deles graves.
Pablo Castro, maranhense que atua no Flamengo e o pai, Evilázio Castro. A casa do pai dele foi alvo de assaltantes.
Arquivo pessoal
A casa do pai do jogador do Flamengo, Pablo Castro, foi alvo de assaltantes na madrugada de segunda, no bairro Cidade Operária, em São Luís. A Polícia Civil do Maranhão (PC-MA) investiga o caso.
Em entrevista à rádio Mirante AM, Vanessa Castro, madrasta do jogador maranhense, contou que os criminosos armados invadiram a residência da família enquanto eles dormiam. Ela e o marido, Evilázio Castro, pai do jogador, foram surpreendidos com os assaltantes dentro do quarto do casal.
Parte de casarão desaba em São Luís.
Reprodução / Redes Sociais
Parte de um casarão desabou no fim da manhã de segunda-feira, no Centro Histórico de São Luís. O imóvel, situado na Rua de Nazaré, está em uma área de tombamento federal.
O desabamento assustou quem passava pelo local, mas ninguém ficou ferido. Um vídeo enviado ao g1 mostra o momento em que parte da estrutura do imóvel cai.
Terça-feira (11)
Operação foi deflagrada na manhã desta terça-feira (11), em Turilândia.
Divulgação / Polícia Federal
A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã de terça-feira, a operação ‘Pedras de Raio’ com o objetivo de reprimir o comércio ilegal de bens arqueológicos no Maranhão. Durante a operação, um mandado de busca e apreensão domiciliar foi cumprido em Turilândia, cidade a 157 km de São Luís.
De acordo com a PF, a investigação teve início a partir de denúncia, encaminhada pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), que apontava indícios da venda de materiais arqueológicos pela internet. Após identificar e localizar o responsável pelo anúncio, a polícia representou pela expedição de Mandado de Busca e Apreensão Domiciliar, que foi cumprido na manhã desta terça, em Turilândia.
Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses
TV Mirante
O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, no Maranhão, é o parque nacional do Brasil mais buscado no país nos últimos 12 meses no Google, é o que mostra um levantamento feito pela equipe de dados da plataforma de pesquisa. Em segundo lugar está o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, no Goiás, e em terceiro o Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro.
De acordo com o levantamento, o termo “parque nacional” é a segunda versão mais buscada ao lado de “parque”, atrás apenas de “parque aquático”. Distrito Federal, Piauí e Rio de Janeiro foram as unidades federativas que mais buscaram por parque nacional no Brasil nos últimos 12 meses.
Quarta-feira (12)
UFMA faz primeira convocação da lista de espera do SISU 2019.1
De Jesus/O Estado
A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) abriu inscrições de concurso público para preenchimento de 34 vagas em cargos de técnico-administrativo em educação, distribuídas nos campi de São Luís, Imperatriz, Chapadinha, Codó, Bacabal, Pinheiro, Grajaú, São Bernardo e Balsas.
As inscrições seguem até 9 de maio, com taxa no valor de R$ 100 para o nível D, e R$ 150 para o Nível E. A jornada de trabalho será de 40 horas semanais para todos os cargos.
Bairros inteiros em Alto Alegre do Pindaré continuam tomados pela água
Reprodução/TV Mirante
Um total de 7.757 famílias já tiveram que sair de casa, no Maranhão, por causa das chuvas fortes, segundo informações da Defesa Civil do Estado. Na cidade de Alto Alegre do Pindaré, que está há 26 dias alagada, a situação de famílias desabrigadas também é preocupante.
No local, mais de cinco mil famílias foram atingidas pela enchente. Dessas, 532 famílias estão desalojadas e desabrigadas. O principal acesso à cidade de Alto Alegre do Pindaré só foi liberado depois de cinco dias, após o nível do rio Zutiuá ter baixado nas últimas 48 horas.
Carro de delegado da Polícia Civil do Maranhão (PC-MA) é alvo de disparos no Maranhão
Divulgação
O carro do delegado de Polícia Civil do Maranhão, Edimilson Silva, conhecido como ‘Shaolim’, foi alvo de disparos de arma de fogo feito por criminosos. O crime aconteceu entre os municípios de Bequimão e Central do Maranhão.
O delegado é lotado em Peri-Mirim, cidade a 95 km de São Luís, e seguia por uma ponte quando foi cercado por atiradores que estavam em um veículo. Eles dispararam várias vezes contra o carro do delegado, que foi forçado a parar. Em seguida, ele reagiu com tiros.
Quinta-feira (13)
Ministério Público considerou o alojamento impróprio para abrigar os desalojados
Reprodução/TV Mirante
A Justiça determinou a retirada de 191 pessoas abrigadas em um alojamento nas dependências da Paróquia Santa Terezinha, em Bacabal, a 252 km de São Luís, por causa condições insalubres do local. No abrigo, mantido pela prefeitura da cidade, estão pessoas que ficaram desalojadas após a cheia do Rio Mearim.
A decisão da Justiça atende a um pedido do Ministério Público, que, após uma vistoria, considerou o alojamento impróprio para abrigo. No local, as famílias estão em galpões cobertos com telhas metálicas divididos apenas com lonas pretas. Além de ser muito quente, o abrigo, com 55 famílias, não tem proteção suficiente contra a chuva e possui apenas dois banheiros.
Francisco Carlos do Nascimento Silva morreu após recebe uma forte descarga elétrica em um poste em Pedreiras
Reprodução/TV Mirante
Um trabalhador de uma empresa terceirizada, que presta serviços a companhia de energia elétrica do Maranhão, morreu na cidade de Pedreiras, a 245 km de São Luís, após receber uma forte descarga elétrica em um poste.
Segundo testemunhas, a vítima se chamava Francisco Carlos do Nascimento Silva e ele estava em companhia de outro colega de trabalho, quando num certo momento houve uma descarga elétrica no poste, onde eles trabalhavam.
Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Araçagi, na Região Metropolitana de São Luís.
Divulgação
Médicos ortopedistas que atuam na rede estadual de saúde do Maranhão deram início a uma paralisação dos atendimentos de ortopedia e traumatologia. A categoria alega estar com os salários atrasados há quatro meses, sem nenhuma resposta do governo do estado.
Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou que está dialogando com os ortopedistas para avaliar reivindicações, visando dar fim a grave da categoria no estado.
Sexta-feira (14)
Gilvan Ferreira, a esposa e o neto estão desabrigados por conta das chuvas no Maranhão
Arquivo pessoal
Há mais de 20 dias, o auxiliar de pedreiro Gilvan Ferreira, de 43 anos, precisou sair às pressas da casa onde vivia com a família, no bairro Trizidela, em Bacabal, cidade a 252 km de São Luís, devido a cheia do Rio Mearim.
Sem lugar para ter onde ficar, ele foi deslocado para o alojamento da Paróquia Santa Terezinha, que virou alvo de uma ação judicial, que considerou o local insalubre. Com uma moradia provisória e sem trabalho que, está parado devido as cheias do rio, ele conta os dias para voltar para casa e recomeçar, mais uma vez, a vida.
Pedrinhas
Divulgação
A Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) confirmou que 30 presos não retornaram às unidades prisionais da Grande São Luís após a Saída Temporária de Páscoa. Ao todo, a Justiça concedeu o benefício a 787 internos.
Os detentos beneficiados saíram no dia 5 de abril e precisavam retornar às unidades prisionais até as 18h do dia 11 de abril (terça-feira). Os presos que não comparecerem no prazo determinado passaram a ser considerados foragidos.
Enchente no Maranhão
JN
Subiu para 70 o número de cidades que já decretaram situação de emergência devido às fortes chuvas que atingem o Maranhão. Até o momento, de acordo com dados atualizados pelo Governo do Estado nesta sexta-feira (14), seis mortes foram confirmadas e das 40.678 famílias afetadas, 8.434 estão desabrigadas e desalojadas.
Sábado (15)
Homem suspeito de abusar sexualmente de bebê em hospital de Rosário.
Divulgação / Polícia Civil
Um homem, que é suspeito de abusar sexualmente de um bebê de um ano e sete meses de idade, foi preso na noite dessa sexta-feira, dentro de um hospital, em Santa Rita, cidade a 80 km de São Luís. Com o homem, identificado como Bartolomeu de Jesus Cordeiro Junior, os policiais apreenderam quatro armas brancas.
De acordo com o capitão Miguel, comandante de policiamento de Santa Rita, a guarnição fazia rondas, quando funcionários do hospital acionaram a polícia informando sobre uma tentativa de abuso sexual. Uma mulher confirmou aos policiais que o bebê, neto dela, foi a vítima dos abusos.
Parte da Avenida dos Holandeses fica alagada devido às fortes chuvas em São Luís
Reprodução
A forte chuva registrada no fim da manhã e início da tarde de sábado, em São Luís, provocou vários pontos de alagamento na capital maranhense.
Um ponto da Avenida dos Holandeses, na altura do bairro Ponta d’Areia, ficou alagado. Por conta do acúmulo de água na via, o trânsito ficou congestionado.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.