A Biblioteca Pública de Joinville, no Norte catarinense, conta com uma programação gratuita durante as férias escolares. Em todas as quartas-feiras de janeiro haverá contação de histórias aberta a toda comunidade.
Nos encontros, serão apresentadas histórias da literatura infantil brasileira e estrangeira, além de outras da tradição oral universal. “Muitas vezes iniciamos o leitor a partir da contação de histórias. A contação permite essa interação com os ouvintes, um envolvimento prazeroso, ela abre possibilidades. O ouvinte desenvolve melhor o cognitivo, a capacidade de comunicação, além do que permite improvisos”, afirma a coordenadora da biblioteca, Celestre Silva.
Outro objetivo das contações é levar as pessoas para a biblioteca. “A ideia é que as crianças conheçam a biblioteca e incluam a leitura em suas atividades das férias de modo divertido e prazeroso. As histórias têm grande importância na aquisição do gosto pela leitura, na ampliação do repertório de crianças e adolescentes, no desenvolvimento da imaginação e da criatividade”, explica a pedagoga Carolina Spieker.
As contações são preparadas de forma lúdica para levar uma experiência que mexe com a imaginação do público. “As histórias podem ensinar sobre bom comportamento, boa convivência. História boa é a que proporciona prazer ou emoção. A leitura pela simples fruição. E a contação de histórias pode ser um instrumento de incentivo à leitura, mesmo que não tenha exclusivamente esse objetivo”, explica Carolina.
As contações ocorrerão às quartas-feiras de janeiro, das 15h às 16h. Para participar, não precisa agendar ou se inscrever.
Endereços e horário de funcionamento da Biblioteca Pública de Joinville
- Local: Biblioteca Pública Municipal Rolf Colin – rua Comandante Eugênio Lepper, 60, Centro;
- Dias de contação de histórias: às quartas-feiras (8, 15, 22 e 29/1);
- Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 8h às 18h.