A previsão indica chuvas de 20mm/h até 50mm/h e ventos entre 40km/h e 60km/h para esta segunda-feira (16) e terça-feira (17). A região sudoeste do estado pode ser uma das mais afetadas. Chuva em Goiânia, Goiás
Wesley Costa/O Popular
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu novos alertas sobre tempestades e temporais em diversos estados do Brasil, incluindo Goiás. A previsão indica chuvas para esta segunda-feira (16) e terça-feira (17), com chuvas de 20mm/h até 50mm/h e ventos entre 40km/h e 60km/h.
✅ Clique e siga o canal do g1 GO no WhatsApp
No site oficial do Inmet é possível ver o mapa com as áreas de risco em potencial, demarcadas pela cor amarela, que cobre todo o estado goiano (veja na imagem abaixo).
Mapa do Inmet mostra regiões com perigo potencial demarcados pela cor amarela
Divulgação/Inmet
Ainda de acordo com dados do portal, das 13h às 22h de hoje (16) os municípios da região sudoeste do estado, como Rio Verde e Jataí, devem ser afetados por uma tempestade, enquanto os demais podem sofrer com chuvas intensas entre às 10h da manhã desta segunda-feira (16) e 10h desta terça-feira (17).
LEIA TAMBÉM:
Ruas viram rios, carros são danificados e moradores são arrastados pela água durante chuva em Goiânia
Goiânia bate recorde de chuva em novembro, diz especialista
VÍDEO: moradores se desesperam ao ver carros sendo arrastados por enxurrada durante chuva em Goiânia
De acordo com o gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo) e Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), André Amorim, no último fim de semana tivemos um avanço de uma frente fria, mas esta semana o clima está sendo diretamente influenciado por uma relação de calor e umidade, que gera uma área de instabilidade que pode ser vista via satélite (veja abaixo).
Imagem gerada por satélite mostra reação entre calor e umidade sobre Goiás
Divulgação/Cimehgo
Além disso, o especialista também destaca uma previsão de avanço de uma nova frente fria entre sexta-feira (20) e sábado (21), que deve trazer novos temporais com chuvas ainda mais intensas.
Recomendações
O Inmet faz algumas recomendações para casos mais extremos. Em caso de rajadas de vento, é recomendável que não se abrigue debaixo de árvores, pois há um risco moderado de quedas de ráio e descargas elétricas, além de evitar estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Também é aconselhável evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
Caso precise de informações junto à Defesa Civil, o número é 199, e 193 para o Corpo de Bombeiros.
Goiás Alerta Solidário
Através do sistema Goiás Alerta Solidário é possível receber notificações sobre possíveis temporais. O sistema foi criado pelo governo do estado visando prevenir potenciais tragédias por meio de um sistema integrado entre as forças de Defesa Civil.
Para se cadastrar, basta enviar um SMS com o CEP de sua residência para o número 40199.
📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.
VÍDEOS: últimas notícias de Goiás