• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Garotinho encontra pedra misteriosa em praia e descobre se tratar de ferramenta de 60 mil anos

Uma história digna de cinema aconteceu na Inglaterra, quando um menino de apenas 9 anos descobriu uma pedra misteriosa em uma praia. Mas, depois ele foi pego de surpresa, pois o achado se tratava de uma ferramenta pré-histórica datada de aproximadamente 60 mil anos.

Menino com homem ao lado e pedra na mão

Garotinho encontra pedra misteriosa em praia e descobre se tratar de ferramenta de 60 mil anos – Foto: Divulgação/ND

Tudo começou há três anos, quando Ben, na época com apenas 6 anos, caminhava por uma praia com sua família. Foi então que avistou uma pedra de sílex brilhante que chamou sua atenção. “Achei que era diferente das outras pedras”, contou o garoto em entrevista à BBC.

Curioso, ele levou a pedra para casa e a manteve guardada em seu quarto, sem imaginar que estava diante de um achado histórico.

A pedra misteriosa era algo diferente

Três anos depois, enquanto visitava o Museu Worthing para uma exposição sobre a Idade da Pedra, Ben percebeu que sua “pedra misteriosa” era muito semelhante aos itens expostos. Decidiu então levar o objeto para análise dos pesquisadores do museu.

Machado na mão de criança

Três anos depois, enquanto visitava o Museu Worthing para uma exposição sobre a Idade da Pedra, Ben percebeu que sua “pedra misteriosa” era muito semelhante aos itens expostos – Foto: Divulgação/ND

O resultado surpreendeu a todos: tratava-se de um machado de mão neandertal, uma ferramenta pré-histórica utilizada por essa antiga espécie humana.

“Foi emocionante! Eles disseram que é a melhor descoberta em 10 anos”, contou Ben, ainda maravilhado com o reconhecimento de seu achado. Apesar de inicialmente querer guardar o machado, o menino decidiu doá-lo ao museu para que mais pessoas pudessem aprender e admirar a peça.

“Meu coração bateu muito rápido quando descobri o que era. Agora está no museu, e estou feliz com isso”, afirmou o garoto.

A mãe de Ben, Emma Witten, também compartilhou seu orgulho. “Isso iluminou o rosto do arqueólogo do museu. É incrível que meu filho tenha encontrado algo tão importante, que agora pode educar outras pessoas.”

O valor histórico do machado (antiga pedra misteriosa)

Pedra que parece um machado

Segundo especialistas do Museu Worthing, o machado pertence ao final do Paleolítico Médio, um período que ocorreu entre 40 mil e 60 mil anos atrás – Foto: Divulgação/ND

Segundo especialistas do Museu Worthing, o machado pertence ao final do Paleolítico Médio, um período que ocorreu entre 40 mil e 60 mil anos atrás. A peça foi encontrada no cascalho superior da praia, e os pesquisadores acreditam que pode ter sido transportada até lá por processos naturais, como depósitos fluviais.

Feito de sílex, o machado era uma ferramenta essencial para os neandertais, “primos distantes” dos humanos modernos que habitaram a Europa e partes da Ásia antes de desaparecerem há cerca de 40 mil anos.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.