• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Festival Lanterna Mágica chega na quinta-feira na Freguesia do Ribeirão da Ilha

Se já era demais agradável passear pelo Ribeirão da Ilha, a partir de quinta-feira ficará ainda especial. Vai começar mais uma edição do Festival Lanterna Mágica de Cinema, em sua terceira edição, com filmes, feirinhas, oficinas, exposições e muitas atrações artísticas e culturais. A programação é gratuita e vai até domingo na Praça Hermínio Silva, em frente à Igreja Nossa Senhora da Lapa.

Ao todo, serão sete mostras, mais de 30 filmes – todos dirigidos por mulheres – e 15 convidados nas cinco rodas de conversa. Estão confirmadas as mostras infanto-juvenil e de cinema. A agenda completa pode ser conferida no Instagram @festivallanternamagica. E acessem logo, pois a abertura do festival será às 14h desta quinta-feira.

Histórica Freguesia do Ribeirão da Ilha recebe pela terceira vez o Festival Lanterna Mágica de Cinema com programação ao ar livre e gratuita – Foto: Divulgação

Para essa edição o Lanterna Mágina contará com a parceria do canal Telecine, que desenvolve o projeto Mulheres Fazem Cinema, e por isso se identificou com a proposta do Festival de exibir filmes dirigidos por mulheres. O canal vai trazer no sábado (14) a diretora Carla Camurati, que será homenageada no evento, e duas oficinas promovidas pela pesquisadora e professora de Cinema Ally Collaço.

Outra novidade deste ano é a Homenagem Kika de Cinema, que vai celebrar as contribuições de duas mulheres ao cinema: Carla Camurati, diretora fundamental na retomada do cinema nacional na década de 1990, e a catarinense Maria Emília de Azevedo. Os premiados filmes “Carlota Joaquina – A Princesa do Brazil”, de Camurati, e “Porto Príncipe”, da catarinense Maria Emília serão exibidos durante o festival.

Diretor Carla Camurati será a homenageada desta edição do Festival Lanterna Mágica que também exibirá o filme “Carlota Joaquina – Princesa do Brasil”. – Foto: divulgação

“Estamos muito felizes de contar com apoios tão importantes nesta edição, além de presenças ilustres como a da crítica de cinema Yasmine Evaristo, Minom Pinho, diretora-geral do Festival Internacional de Mulheres no Cinema (FIM), que prestou consultoria, e Cris Siqueira, criadora de conteúdo sobre entretenimento e cultura pop desde 2011, que integra a nossa equipe”, diz a diretora criativa Fernanda Ozório.

O premiado longa-metragem “Porto Príncipe” está na programação do Lanterna Mágica. Filme da cineasta Maria Emília de Azevedo, uma das homenageadas do festival- Foto: Cafeína Produções/Divulgação

Festival Lanterna Mágica abre com homenagem a diretora de SC

O Lanterna Mágica abre a programação na quinta-feira, a partir das 14h, com a oficina de Stop Motion para iniciantes com Podreira Frames. Às 15h30, tem Mostra Infantojuvenil em parceria com a Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis. “Como uma pesquisa vira filme?” é o tema da roda de conversa, com mediação de Cris Siqueira. E a mostra de cinema abre com exibição de Kika e o Filme Perdido, curta de animação de Fernanda Ozório, entrega da Homenagem Kika de Cinema a Maria Emília de Azevedo, com exibição de seu filme Porto Príncipe, entre outros.

A terceira edição do Festival Lanterna Mágica de Cinema é um projeto selecionado pelo Edital Prêmio Catarinense de Cinema – Edição Especial Lei Paulo Gustavo – 2023, executado com recursos do Governo Federal e do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura.

Programe-se 3° Festival Lanterna Mágica de Cinema

  • Quando: de 12 a 15 de dezembro
  • Onde: Praça Hermínio Silva, em frente à Igreja Nossa Senhora da Lapa, Freguesia do Ribeirão da Ilha, em Florianópolis
  • Entrada: gratuita
  • Consulte a programação e informe-se no @festivallanternamagica
Adicionar aos favoritos o Link permanente.