Durante mais de três horas, um homem apontou uma faca para o filho de sete meses em São Paulo, no último domingo (8). Câmeras corporais registraram a ação do GATE (Grupo de Ações Táticas Especiais) da Polícia Militar de São Paulo para resgatar o bebê feito refém pelo próprio pai.
O caso ocorreu em um prédio no centro da capital paulista. O homem identificado como Gabriel Balbino da Silva Neto invadiu o apartamento da ex-esposa, mãe de seu filho, e a agrediu.
Segundo o Balanço Geral, os dois moram no mesmo prédio, mas em andares diferentes. Durante um momento de distração do agressor, a mulher conseguiu ligar para a polícia.
Em seguida, o bebê feito refém pelo próprio pai foi levado ao apartamento dele, no décimo andar. As imagens da polícia mostram o homem na janela, com o menino no colo e uma faca.
Ele ficou na mira de um atirador de elite do GATE, enquanto outros agentes se posicionaram na porta do apartamento. Policiais treinados também desceram de rapel e ficaram de prontidão.
Gabriel estava alterado e demonstrava que não se renderia tão cedo. Negociadores conversaram com ele por três horas pela janela do apartamento vizinho, na tentativa de acalmá-lo.
Os policiais de elite montaram um esquema amplo para evitar que o pai machucasse o bebê feito refém e estavam prontos para reagir a qualquer movimento. A rua no centro de São Paulo foi fechada para a operação.
A negociação tentou vencê-lo pelo cansaço, até que o homem finalmente abriu a porta de casa e se rendeu. Ele foi imobilizado e os policiais vasculharam o imóvel. Outro agente que escalou o prédio de rapel também entrou pela janela.
“O refém foi resgatado pela equipe de altura, posterior à entrada da equipe pela portal principal. A gente retirou o causador, ele estava um pouco mais calmo, a gente realizou a contenção dele e posterior o algemamento”, relatou Leonardo Cavenagui, tenente do GATE, ao Balanço Geral.
Vídeo mostra esquema policial que salvou bebê feito refém pelo próprio pai
Homem é liberado após fazer filho de sete meses refém em São Paulo
Após o resgate do bebê feito refém pelo próprio pai, os policiais do GATE detiveram e escoltaram o homem até a viatura. Ele foi conduzido a uma delegacia no centro de São Paulo.
Horas mais tarde, contudo, Gabriel Balbino da Silva Neto foi liberado ao lado do advogado. De acordo com a reportagem, ele já tem passagens policiais por roubo e furto.
“Possivelmente, ele vai responder pelo crime de violência doméstica e cárcere privado”, afirmou o tenente do GATE.
*com informações do Balanço Geral SP