• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

O que os seus pesadelos estão tentando te dizer, segundo a psicologia

Pesadelos são experiências comuns e podem ocorrer com qualquer pessoa em diferentes momentos da vida. Para alguns, eles são ocasionais; para outros, frequentes. Mas o que significam? Há motivos para se preocupar?

O que os seus pesadelos estão tentando te dizer, segundo a psicologia – Foto: Canva/Divulgação/ND

O psicólogo Mark Travers em um estudo publicado no jornal Psychology Today aponta que os pesadelos estão frequentemente ligados ao estado emocional e podem revelar mais sobre o presente do que prever o futuro.

Esses sonhos perturbadores podem ser extremamente vívidos ou abstratos. Em ambos os casos, o sentimento predominante é de ameaça ou perigo, seja para si mesmo ou para pessoas próximas. Muitas vezes, os pesadelos despertam quem os vivencia, dificultando o retorno ao sono ou até causando temor de dormir novamente, conforme o especialista.

Pesquisas indicam que até 2,5% da população sofre com pesadelos frequentes. Eles podem ser ocasionais, como após assistir a um filme de terror, ou sinalizarem questões mais profundas.

Por que temos pesadelos?

Mulher olhando para cima deitada em cama

Muitas vezes, os pesadelos despertam quem os vivencia, dificultando o retorno ao sono ou até causando temor de dormir novamente – Foto: Canva/Divulgação/ND

Travers indica que tais sonhos são manifestações intensas da mente durante o sono REM, fase em que as emoções são processadas. Especialistas distinguem três tipos principais:

  • Pós-traumáticos: resultantes de experiências de vida traumáticas;
  • Recorrentes: sonhos que se repetem ao longo do tempo, mas não necessariamente ligados a traumas;
  • Espontâneos (idiopáticos): Relacionados a temas como medo, agressão ou morte, geralmente associados a períodos de grande estresse.

O psicólogo destaca que, enquanto alguns pesadelos podem ser apenas subprodutos do sono REM, muitos funcionam como um alarme do corpo para situações de estresse ou tensão não resolvidas.

Esses sonhos preveem o futuro?

Não. Embora pesadelos possam refletir emoções ou preocupações do presente, eles não indicam eventos futuros, segundo o psicologo. Na verdade, sonhos angustiantes recorrentes podem ser um sinal de que é hora de buscar ajuda para lidar com emoções difíceis.

Travers reforça que, embora assustadores, os pesadelos são criações da mente e podem ser trabalhados com o apoio psicológico adequado.

Se os pesadelos estão atrapalhando o descanso ou afetando o dia a dia, considere conversar com um especialista. Processar essas emoções pode ajudar a aliviar o impacto dos sonhos ruins e melhorar a qualidade de vida.

Pessoa dormindo em travesseiro

Processar essas emoções pode ajudar a aliviar o impacto dos sonhos ruins e melhorar a qualidade de vida – Foto: Freepik/Divulgação/ND

Adicionar aos favoritos o Link permanente.