Durante encontro com padres na Basílica de São Pedro, no Vaticano, o Papa Francisco destacou que todos os tipos de pessoas são bem-vindos no local, independentes de sua fé, e que eles não devem recursar a benção, prática católica.
Ele destacou que muitas pessoas visitam o local não apenas para rezar, mas também para apreciar a beleza, a história e a arte do local. No entanto, Papa Francisco defende que, consciente ou não, todos buscam Deus, Beleza e Bem eterno.
O Pontífice incentivou os padres a oferecerem “escuta e empatia” a todos os visitantes, com uma abordagem acolhedora e inclusiva.
“Todos, realmente todos, devem sentir-se bem-vindos nesta grande casa: aqueles que têm fé e aqueles que procuram a fé; aqueles que vêm contemplar as muitas belezas artísticas de Roma e aqueles que querem decifrar a seus códigos culturais”, disse.
Discurso de Papa Francisco não agradou a todos
Além disso, a Basílica de São Pedro agora conta com um centro de visitantes que oferece suporte a pessoas de todas as crenças, com espaço para que as pessoas de diferentes culturas se encontrem e compartilhem experiências.
O gesto de inclusão foi bem recebido em alguns grupos que veem no Papa um líder comprometido com uma visão universal da Igreja. No entanto, vozes mais tradicionais manifestaram preocupação, pois consideram que esta abertura poderia diluir certos aspectos fundamentais da doutrina católica.