Você já sentiu aquele tremorzinho nas pálpebras que incomoda bastante e que não parece passar? Ele pode ser mais comum do que você imagina e, na grande maioria das vezes não é nada grave. Entenda o motivo das pálpebras tremendo!
Entenda o que pode ser as pálpebras tremendo
Em vídeo, o neurologista William Rezende explica que esses espasmos nos olhos são conhecidos como mioquimias palpebrais e geralmente sinalizam que o corpo está enfrentando estresse, cansaço e outros fatores que exigem mais atenção.
Tipos de contração e suas causas:
- Bléfero espasmo: é uma contração involuntária dos músculos das pálpebras, fazendo com que os olhos se fechem sozinhos. Pode ser leve, como um piscar mais forte, ou mais intenso, como o fechamento total das pálpebras. Geralmente ele é causado por estresse ou luz forte, o tratamento mais comum para essa contração é o botox.
- Tiques: movimentos rápidos e repetitivos como piscar ou mexer o rosto normalmente acontecem sem querer e podem afetar outras partes do corpo. Para tratar a contração é preciso ir a um psicoterapeuta, fazer uso de medicamentos e, às vezes, botox.
- Mioclonias Palpebrais (ou Mioquimias Palpebrais): pequenos tremores ou contrações involuntárias nas pálpebras, que geralmente não fecham o olho, mas geram incômodos. É o tipo de tremor mais comum e pode ser causado por estresse, cansaço ou consumo excessivo de cafeína ou álcool.
- Hemispasmo Facial: uma contração involuntária de um lado do rosto, afetando a pálpebra e a boca, fazendo a pessoa piscar e puxar a boca ao mesmo tempo. Seu tratamento envolve a compressão do nervo facial e botox.
É importante ressaltar que essas condições, entre elas as pálbepras tremendo, só podem ser diagnosticadas por profissionais de saúde, como neurologistas e até mesmo oftalmologistas, para descartar possíveis problemas oculares.
*Importante: este conteúdo não substitui avaliações profissionais com médicos ou outros especialistas nas áreas de saúde e bem-estar.