Entre as funções do cargo, está ajudar a desmantelar a burocracia do governo, acabar com regulações excessivas, cortar gastos desnecessários e reestruturar agências federais. Bilionário Elon Musk é nomeado por Trump para determinar cortes do gasto público
Donald Trump escolheu o homem mais rico do mundo para comandar um novo departamento associado ao governo.
“Novus Ordo Seclorum” – a nova ordem dos séculos, em latim -, escreveu Elon Musk acima de uma foto que foi tirada na mansão de Donald Trump, na Flórida. Musk está hospedado lá desde cinco de novembro, o dia da eleição, com o filho, que se chama X, uma babá e alguns seguranças.
O bilionário formalizou o apoio a Trump depois da tentativa de assassinato, em julho. E, na reta final da campanha, apareceu em comícios com uma promessa clara:
“Todo gasto do governo vem de taxação, seja taxação direta ou gasto do governo. Isso acaba virando inflação ou mais taxação direta. Se o dinheiro está sendo desperdiçado, o Departamento de Eficiência do governo vai concertar isso”, afirmou Musk.
Donald Trump anunciou que a promessa será cumprida. Em um comunicado, afirmou que Elon Musk vai comandar essa nova espécie de secretaria que apelidou de DOGE, as iniciais em inglês para Departamento de Eficiência Governamental.
Ao lado de Musk, estará Vivek Ramaswamy, que foi pré-candidato à Presidência em 2024. Dono de uma empresa farmacêutica e filho de imigrantes indianos, aos 39 anos, também é bilionário.
Entre as funções do cargo, está ajudar a desmantelar a burocracia do governo, acabar com regulações excessivas, cortar gastos desnecessários e reestruturar agências federais.
Durante a campanha, Musk sugeriu cortar pelo menos US$ 2 trilhões do orçamento, o que equivale a 30% de todo o gasto do governo federal. A partir de 2025, Musk vai poder dizer onde os Estados Unidos devem cortar e onde devem gastar mais. Trump disse que a secretaria dele atuará de fora do governo, como se fosse uma consultoria.
Bilionário Elon Musk é nomeado por Trump para determinar cortes do gasto público
Reprodução/TV Globo
Opositores receiam que interesses pessoais de Musk contaminem o trabalho dele no governo, porque as empresas dele têm contratos com o governo. O governo, por exemplo, paga pelo lançamento de foguetes e pesquisas da SpaceX e também dá descontos de impostos para fabricantes de carros elétricos, como a montadora Tesla, de Elon Musk. Outras agências ainda regulam o funcionamento e concessões de satélites, outro negócio importante de Musk.
Desde as eleições, ele ficou US$ 70 bilhões mais rico com a valorização das ações de suas empresas.
O nome do novo departamento, DOGE, é o nome da criptomoeda favorita dele, cujo símbolo é um cachorrinho. Musk postou essa imagem. Em uma semana, a moeda valorizou 150%.
LEIA TAMBÉM
Elon Musk promete ‘máxima transparência’ no comando do Departamento de Eficiência dos EUA