A forte chuva desta quinta-feira (7) causou alagamento no Parque de Eventos, na Barra do Rio Molha, que fica às margens do rio Jaraguá, em Jaraguá do Sul, no Norte de Santa Catarina. No local, foram instaladas tendas e uma roda-gigante para a programação da 34ª Schützenfest.
Apesar da instabilidade climática, a organização do evento confirmou que a programação será mantida. Os portões do Parque Municipal de Eventos abrirão às 18h, com a solenidade oficial marcada para às 20h no Pavilhão A.
Chuva alaga parte de Parque de Eventos
A CCO (Comissão Central Organizadora) garantiu que, embora a chuva tenha afetado algumas áreas, as estruturas cobertas entre os pavilhões do evento asseguram que a programação continue sem maiores interrupções.
“Assim que os visitantes entram no parque, encontram tendas que cobrem toda a área, incluindo as travessias entre os pavilhões até o Estande de Tiro. A chuva não interfere nas atividades e esperamos com grande expectativa a chegada do público na abertura desta noite”, afirmou o presidente da CCO, Alcides Pavanello.
Roda-gigante fora de operação
Enquanto isso, as equipes seguem trabalhando nos últimos ajustes antes da abertura oficial. Embora o nível do rio Jaraguá tenha subido cerca de 2,5 metros, segundo a medição das 10h, não há indicação de risco para a estrutura do evento, inclusive para a área onde está instalada a roda-gigante.
“Enquanto a chuva persistir, o brinquedo permanecerá fora de operação. Esta é a única alteração devido ao mau tempo; o restante da programação segue conforme planejado”, garantiu Pavanello.
Defesa Civil em alerta
A Defesa Civil de Jaraguá do Sul informou que a chuva forte, que não estava prevista, levou o município a ser colocado em estado de Observação, com risco moderado para ocorrências. O alerta foi emitido pela Defesa Civil Estadual às 9h30.
Nível dos rios é monitorado em Jaraguá do Sul
Em Jaraguá do Sul, a Defesa Civil contabilizou um alto volume de chuva nas últimas oito horas, ultrapassando os 104,8 mm. Devido às condições adversas, ao menos dez ocorrências foram registradas, incluindo três deslizamentos de terra em bairros como Amizade, Nereu Ramos e Santa Luzia; quedas de árvores no Rio Molha e Chico de Paula; alagamentos em Santa Luzia e Rio da Luz; entupimento de drenagem em Jaraguá Esquerdo; e enxurrada em Águas Claras.
A Defesa Civil também monitora o nível dos rios. Em menos de duas horas, o rio Itapocu na Ponte Via Verde (Figueira) teve o maior crescimento, com um aumento de 0,97m, seguido pelo rio Itapocuzinho (João Pessoa) e o rio Jaraguá (Barra do Rio Molha), com aumento de 0,75m e 0,70m, respectivamente.