Nesta terça-feira (18) é comemorado o Dia Nacional do Livro Infantil e o Dia de Monteiro Lobato. Entenda a importância da leitura infantil para o desenvolvimento da criança
Cada história é única e traz uma reflexão ou estimula a imaginação. O hábito de ler deve ser incentivado desde a infância e no Dia Nacional do Livro Infantil e do escritor brasileiro Monteiro Lobato, comemorado nesta quarta-feira (18), o Diário TV 1ª Edição mostrou como a leitura abre portas para a alfabetização, imaginação e criatividade dos pequenos.
Na Escola Municipal Antônio Paschoal Gomes de Oliveira, no Jardim Aeroporto II, em Mogi, muitas crianças fazem o primeiro contato com o livro infantil.
“Os três porquinhos estavam na floresta e o Lobo Mau apareceu, soprou e queimou a cauda e os porquinhos ficaram felizes”, conta a aluna Zaindi Aruna Santos, de 4 anos.
Na unidade de ensino tem livros variados: de pano, pelúcia e até de almofada, tudo para chamar a atenção das crianças. A leitura é um passeio pelo universo da imaginação, e a contadora de história da escola fala sobre a importância de comemorar a data.
“A gente já começa a trabalhar o Monteiro Lobato e a explicar a importância dele e da literatura que deixou para gente, e entender que é muito importante pensar no leitor desde pequeno”, explica a professora, Thais de Oliveira Siqueira.
Segundo Monteiro Lobato “Quem escreve um livro cria um castelo, quem o lê mora nele”. São as histórias que traçam a vida, e em um mural artístico da escola, as crianças desenham o mundo delas.
“Queremos exatamente isso, levar as crianças para dentro dessa literatura, para que elas possam se desenvolver cognitivamente, de imaginação e de repertório afetivo, de se encontrar nas histórias que a gente trabalha”, completa a professora.
Um projeto da Prefeitura de Mogi das Cruzes estimula a leitura fora da escola. No último fim de semana, muitas pessoas foram ao parque Centenário ler e trocar conhecimento.
“Esse projeto se chama Mogi Cidade Leitora e compreende um conjunto de ações que começaram com a renovação do acervo das escolas. Mandamos livros para creche, educação infantil, fundamental I, fundamental II, EJA, todo mundo ganhou livro novo. Fazemos eventos de leitura nos parques, uma vez por mês. Também estamos fazendo formação de agentes de leituras para escolas, oficina de booktubers, clube do livro, e mais um monte de atividades que tem esse propósito de fortalecer o vínculo afetivo entre a criança e o livro”, diz a diretora do departamento pedagógico, Elisabeth Jacques Urizzi Garcia.
A leitura é importante também para ajudar as crianças a lidar com os aspectos emocionais e psicológicos. O psicopedagogo e pedagogo, Jucilei da Silva Basbosa, explica de que forma a leitura ajuda no desenvolvimento das crianças.
“A leitura é uma prática que traz inúmeros benefícios aos leitores, e quando ela é estimulada desde a infância, os impactos se tornam mais positivos. Por meio dela, as crianças desenvolvem a concentração, a memória, o raciocínio, a compreensão, e estimulam também a linguagem oral e ampliam a capacidade criativa; então quanto mais cedo as crianças começarem a ler, mais conhecimento elas terão de mundo”.
Os pais e responsáveis têm um papel importante no acompanhamento da leitura. “É muito importante que os pais estejam juntos. O Ministério da Educação diz que as crianças começam a praticar o hábito de leitura mais coerente a partir dos 6 anos, mas há crianças que com 3 anos de idade já têm um certo conhecimento, então é nesta fase que os pais precisam incentivá-las para que elas tomem gosto pela leitura”, comenta.
A concorrência é grande com estímulos eletrônicos de hoje em dia, como o celular e o computador. Jucilei dá dicas para que as crianças tenham tempo para leitura. “No colégio nós estimulamos as crianças, famílias, pais e professores a conversarem com os alunos para que eles tomem gosto pela leitura, sentir o cheirinho do livro, folhear é algo extremamente importante que eles levarão para vida”.
De acordo com Jucilei, os livros têm capacidade de formar cidadãos ativos na organização de uma sociedade mais consciente e crítica. Além disso, fala que as crianças devem ser estimuladas a escrever e colocar os sentimentos no papel.
“A produção de texto é uma das formas mais importantes das crianças apresentarem os seus sentimentos, o que elas estão pensando e é a partir daí que surgem os grandes leitores”, completa.
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