A mulher que foi atingida por fogos de artifício durante o Réveillon em Navegantes, no Litoral Norte de Santa Catarina, se pronunciou sobre o caso. No início da madrugada desta quarta-feira (1º), ela foi atingida por uma labareda enquanto estava assistindo ao show pirotécnico pela janela de um apartamento.
O vídeo que mostra o momento em que Bianca Miranda é atingida pelas chamas é chocante e circulou Brasil afora logo nas primeiras horas de 2025.
Em outro registro, é possível ver de outro ângulo o momento em que o fogo atinge prédios na beira-mar da cidade. No momento, a vítima estava na janela lateral de um dos apartamentos.
Com o colo tomado por queimaduras, a técnica de enfermagem falou sobre o caso. “A gente estava na janela, brindando, um pouquinho depois da virada. Comecei a ver que tinha muita fumaça entre as pessoas e dois segundos depois eu fui atingida por um dos fogos”, iniciou o relato.
“Tive queimaduras de 1º e 2º graus no tórax e nos dedos da mão, pois na hora do susto tentei apagar o fogo com as mãos, tive que correr para o chuveiro e graças à Deus eu consegui apagar. Agradeço à Deus pois poderia ter pegado fogo no apartamento, no meu rosto”, continua.
Bianca estava assistindo ao show da virada com o marido, Victor Frasca, dentro do apartamento em que passavam os dias de folga. O casal é do Rio Grande do Sul.
“Estamos em choque. As lesões que vão ficar depois, as manchas na pele. Jamais imaginaria que isso poderia ter acontecido dentro de casa. Que isso sirva de alerta para as pessoas”, finaliza.
Andamento da investigação
O ND Mais entrou em contato com o delegado Osnei de Oliveira, que está encarregado da investigação.
“Agora de manhã vamos ouvir à vítima e o marido e estamos requisitando documentos, assim como coletando a analisando imagens que auxiliem no esclarecimento do caso”, disse ao portal nesta quinta-feira (2).
Em nota, a Prefeitura de Navegantes informou que apura a situação e que a empresa licitada para o show de fogos possuía todas as credenciais exigidas. Segue, na íntegra:
“A Prefeitura de Navegantes informa que já está apurando o caso e vai notificar a empresa responsável pela queima de fogos para que preste todos os esclarecimentos. De antemão, a Prefeitura informa que a empresa licitada possuía todas as credenciais exigidas e os fogos foram montados por brigadistas como determina a legislação.
A Prefeitura lamenta o incidente e reforça seu compromisso de transparência na apuração do caso e vai prestar toda assistência ao casal”.
Bombeiros se manifestam sobre os fogos de artifício
O Corpo de Bombeiros Militar de Navegantes não foi acionado para atendimento da ocorrência, porém se manifestou sobre o ocorrido. Em nota, a corporação informou que os documentos apresentados para o espetáculo estavam em conformidade com as normas técnicas.
“Conforme primeira apuração, os documentos exigidos pela Instrução Normativa nº 27 – Prevenção em Espetáculos Pirotécnicos foram apresentados previamente e estavam de acordo com os requisitos estabelecidos, incluindo o responsável técnico devidamente habilitado”, inicia a nota.
“De acordo com a referida normativa, cabe ao responsável técnico assegurar o cumprimento das normas de segurança, como o monitoramento da área de queda dos fogos e a manutenção dos afastamentos mínimos previstos para andamento seguro do espetáculo. O CBMSC reforça que diligências adicionais serão avaliadas, como a pertinência de ações de perícia no local”, finaliza.