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Tacógrafo do ônibus com torcedores do Corinthians estava vencido, diz Ipem-SP

Além disso, veículo não tinha autorização da ANTT para fazer rotas interestaduais

ADAMO BAZANI

O Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo) informou na manhã desta segunda-feira, 21 de agosto de 2023, que o cronotacógrafo do ônibus com torcedores corintianos que capotou neste domingo (20) estava vencido.

Em nota, o órgão do Governo do Estado diz que realizou o levantamento das placas e dos dados do coletivo da empresa CFV Martins e constatou que a verificação do tacógrafo estava vencida.

O acidente ocorreu na rodovia Fernão Dias, km 520, entre Brumadinho e Igarapé – região metropolitana de Belo Horizonte. O veículo transportava 43 passageiros, dos quais, sete morreram.

A maioria das vítimas era da região do Vale do Paraíba, no interior paulista.

O ônibus, modelo Scania Irizar Century S é ano 2008 e, como mostrou o Diário do Transporte, não tinha autorização da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) para fazer rotas interestaduais, de acordo com o próprio órgão federal.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2023/08/20/video-antt-diz-que-onibus-que-capotou-provocando-morte-de-torcedores-do-corinthians-em-minas-gerais-nao-possuia-autorizacao-para-viagens-interestaduais/

A empresa não foi localizada para comenta.

Em nota, o Ipem-SP ressaltou a importância da verificação do tacógrafo que registra a distância e a velocidade dos veículos, é obrigatória em vans, caminhões e ônibus e deve ser feita a cada dois anos.

O cronotacógrafo, popularmente conhecido como tacógrafo, é um equipamento de uso obrigatório para esse tipo de condução. O instrumento precisa ser certificado para assegurar a confiabilidade dos dados registrados. Todas as informações contidas no tacógrafo são aceitas e utilizadas legalmente em caso de acidentes ou denúncias de má condução do veículo.

O tacógrafo indica e registra dados importantes sobre a condução dos veículos, como a distância percorrida, tempos de parada, direção e velocidade desenvolvida.  Além do uso obrigatório, deve passar por verificação metrológica. Os ensaios metrológicos são enviados ao Ipem-SP para que sejam feitam análises do relatório e disco de ensaio ou fita de ensaio e, no caso de aprovação, é emitido o certificado de verificação, válido por dois anos em todo o território nacional.

É fundamental que os usuários do serviço observem a condição do veículo. Deve-se verificar se o ônibus, caminhão, van ou ônibus escolar possui o certificado de verificação do tacógrafo vigente e exigir desses prestadores de serviço a comprovação de regularidade deste instrumento. Segundo a lei 9.503 de 1997, artigo 105 do Código de Trânsito Brasileiro, o cronotacógrafo é de uso obrigatório, inclusive, na condução escolar. É possível verificar a situação do instrumento por meio do site https://cronotacografo.rbmlq.gov.br/

Para obter o certificado de verificação do tacógrafo o proprietário do veículo deve passar por duas etapas: lacrar e ensaiar o equipamento em posto de ensaio credenciado pelo Inmetro para verificar se o instrumento está adequado à legislação. Quem não cumprir a legislação sofrerá penalidades pelos órgãos de trânsito, assim como das fiscalizações do Ipem-SP.

Obrigatório em todos os veículos de transporte, com peso bruto acima de 4.536 kg ou com capacidade para mais de dez passageiros, o cronotacógrafo é fundamental para a segurança em ruas e estradas, sendo considerado a “caixa preta” de vans escolares, ônibus e caminhões.

O tacógrafo contém um disco diagrama de papel ou fita que deve ser trocado a cada 24 horas ou a cada sete dias, e que guarda os dados de distância percorrida pelo veículo, limites de velocidade e tempo de direção do motorista.

Se desconfiar de alguma irregularidade, denuncie ao Ipem-SP no telefone 0800 013 05 22, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, e-mail [email protected] ou no site www.ipem.sp.gov.br

Em 2022, o Ipem-SP verificou 436.448 cronotacógrafos.

Confira os detalhes da verificação e fiscalização do Ipem-SP em cronotacógrafos. Acesse https://www.youtube.com/watch?v=-ishWf2FYFU

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

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