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Trem da Linha 8-Diamante abre a porta do lado errado e assusta passageiros

Problema ocorreu na manhã desta terça (18) na estação Lapa. Linha é operada pela ViaMobilidade e apresenta falhas diárias. Na terça, concessionária apresentou plano de melhorias na infraestrutura ao governo de SP e Ministério Público. Trem da Linha 8-Diamante abre a porta do lado errado e assusta passageiros
Um trem da Linha 8 – Diamante abriu as portas do lado errado e assustou passageiros na manhã desta terça-feira (18).
Segundo a ViaMobilidade, concessionária responsável pela linha, o problema ocorreu na estação Lapa, sentido Júlio Prestes.
Por conta de uma falha, as portas foram abertas de ambos os lados. A Concessionária afirma que não registrou nenhuma ocorrência com os passageiros.
O trem foi evacuado na mesma estação e recolhido para análise da causa que levou abertura de portas de ambos os lados da composição.
Nas redes sociais, usuários comentaram a falha.
“Tá de parabéns @_Linhas8e9 o trem parado na lapa com a porta do lado ERRADO aberto e chovendo horrores”.
Proposta de melhorias
Nesta segunda, a ViaMobilidade protocolou uma proposta de acordo que prevê R$ 87 milhões de investimento em melhorias na infraestrutura das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos, gerenciadas e operadas por ela.
Na quinta-feira (13), a pedido do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), o Ministério Público (MP-SP) decidiu dar uma nova chance para a concessionária melhorar a qualidade do serviço prestado.
O órgão determinou que a empresa privada apresentasse um plano de investimento com resultados rápidos para as linhas, além do pagamento de indenização pelas falhas acumuladas, até esta segunda. Se for considerada uma proposta factível, as negociações com a ViaMobilidade terão continuação. Caso contrário, o MP disse que pedirá a extinção do contrato na Justiça.
O plano apresentado nesta segunda prevê o investimento em cinco frentes:
Estação Antônio João — implantação de novas escadas rolantes, elevadores, mezanino, sanitários e bicicletário;
Estação Barra Funda — ampliação do mezanino e instalação de escadas rolantes;
Estação Presidente Altino — instalação de passarelas nas extremidades das plataformas;
Estação Primavera Interlagos — ampliação do número de catracas e da cobertura externa;
Sistema de informação — implantação de tecnologia ao longo das linhas para dar informação em termpo real aos passageiros sobre chegada e partida dos trens por meio da leitura de QR Code
As melhorias propostas, contudo, não contemplam outros problemas apontados pela comissão de monitoramento de concessões, do governo do estado, e pelo relatório elaborado pelo Ministério Público, como a troca de trilhos e dormentes desgastados (veja mais abaixo).
Questionado, o MP-SP afirmou ter recebido na tarde desta segunda a proposta da concessionária sobre o eventual acordo. Informou ainda que os advogados da ViaMobilidade serão comunicados nos próximos dias sobre o resultado de uma análise técnica do material.
“A documentação será analisada pelos promotores de Justiça que atuam no caso e pelos engenheiros do Centro de Apoio à Execução (CAEx). Em especial, serão verificadas as propostas sobre as medidas tendentes à eliminação de riscos de acidentes e conforto dos usuários, bem como o valor da indenização”, disse o órgão, em nota.
Investigação do MP
O MP investiga a sequência de falhas na operação desde que a concessionária ViaMobilidade assumiu linhas de trem. Nas vistorias, eles identificaram vários problemas nas vias:
Dormentes de madeira em estado avançado de degradação;
Falta de parafusos em trechos dos trilhos;
Trilhos desgastados;
Trilhos sem grampo de fixação;
Falta de poda da vegetação ao longo das vias.
Em relatório, o MP sugeriu a troca de trilhos e aparelhos de mudança de via desgastados ou danificados e conclui que a concessionária deve acelerar as ações de melhorias nas linhas, além de antecipar a proficiência dos funcionários e obter o auto de vistoria dos bombeiros.

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