Atendimento deverá funcionar no Hospital Ozéas Sampaio, no bairro Maradouro, Zona Norte da capital. O serviço exclusivo para atendimento de vítimas do sexo feminino já acontece na Maternidade Dona Evangelina Rosa. SSP faz treinamento para melhorar atendimentos em casos de violência contra a mulher
Teresina terá um serviço de atendimento masculino exclusivo para vítimas de violência sexual, no Hospital Ozéas Sampaio, localizado no bairro Maradouro, na Zona Norte da capital, até o fim do mês de abril. A medida foi anunciada pelas secretarias de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) e de Saúde (Sesapi) nesta terça-feira (18).
Em Teresina, o serviço exclusivo para atendimento feminino vítimas de violência sexual já acontece na Maternidade Dona Evangelina Rosa, Zona Sul da Capital. A coordenadora estadual de saúde da mulher, Alzenir Moura Fé, destacou que as vítimas do sexo masculino serão atendidas em todos os seguimentos.
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
“Não se trata apenas do primeiro atendimento. Tem coleta de vestígio, profilaxia das infecções sexualmente transmitísseis. Mas, além disso, a vítima precisa de um acompanhamento posterior psicossocial até que ela possa viver em uma redução de dano maior possível”, explicou.
A coordenadora afirmou ainda que a demanda partiu devido o aumento no número de casos de violência sexual contra o sexo masculino. “No atual serviço de Teresina, por não ter o serviço exclusivo a esse público, a vítima acaba sendo atendida em qualquer serviço e sem ter uma sistematização do caso”, disse.
Polícia Civil e Sesapi anunciam serviço de atendimento masculino exclusivo para vítimas de violência sexual no Hospital do Matadouro, em Teresina
Isabela Leal/g1
“É importante que toda ocorrência de violência sexual seja notificada no sistema de informação para que a gente tenha conhecimento desse perfil. As evidências mostram que menos de 10% das vítimas chegam ao serviço de saúde”, completou Alzenir Moura Fé.
O anúncio foi feito em um treinamento da Polícia Civil em parceria com a secretaria de saúde do Estado para melhorar atendimento e perícia em violência sexual. O treinamento envolve servidores da Polícia Civil e profissionais na saúde e acontece nos dias 18 e 19 de abril.
Polícia Civil e Sesapi anunciam serviço de atendimento masculino exclusivo para vítimas de violência sexual no Hospital do Matadouro, em Teresina
Isabela Leal/g1
O diretor do departamento de polícia científica, Antônio Nunes, pontuou que o treinamento visa aperfeiçoar os órgãos na capital e no interior. “Já fizemos esse treinamento em Parnaíba e em Campo Maior. A meta é seguir harmonizando as condutas no resto do estado. Desde o acolhimento até a perícia e o tratamento dessas vítimas”, destacou.
Ele alertou ainda os riscos do mau atendimento. “Isso pode colocar a vítima na defensiva e fazer com que ele se feche para os profissionais. A forma de abordagem é fundamental para o restante do processo. Quem pegar primeiro na rede, delegacia ou hospital, que saiba fazer o procedimento aquedado. Quem receber, não solta a mão”, finalizou.
📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí
📲 Acompanhe o g1 Piauí no Facebook, no Instagram e no Twitter
VÍDEOS: Assista às notícias mais vistas da Rede Clube
Teresina terá serviço de atendimento exclusivo para vítimas de violência sexual do sexo masculino
Adicionar aos favoritos o Link permanente.