Levantamento mensal da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) mostra que pontuação no estado chegou ao menor patamar desde janeiro. Índice registrado em abril é o menor desde janeiro, diz CNC
Aline Vieira/Rede Amazônica Acre
O Índice de Geral de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) chegou a 116,8 pontos no Acre em abril, de acordo com uma pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). O índice representa uma diminuição se comparado ao mês de janeiro, segundo a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Acre (Fecomércio). A pontuação está abaixo do registrado na média nacional, que alcançou 117,3 pontos.
LEIA MAIS:
Vendas do varejo acumulam alta de 2,9% nos últimos 12 meses no Acre, diz IBGE
Após registrar 3ª maior alta do país, Acre tem queda de 1,2% nas vendas do comércio em novembro
Em Rio Branco, mais de 45% dos empregados se dizem insatisfeitos com renda mensal
No levantamento, os participantes avaliam a situação econômica geral do país, do setor e da própria empresa em relação ao mês anterior.
A redução do cenário acreano entre janeiro e abril representou 1,7 pontos. De acordo com o assessor da presidência da Fecomércio, Egídio Garó, as empresas com mais de 50 funcionários são as que mais perderam a confiança.
“Vale ressaltar que empresas que negociam produtos não-duráveis, como alimentos, carnes, frutas e legumes; e empresas de bens duráveis, como eletroeletrônicos e eletrodomésticos), sendo as últimas as que mais têm quedas na confiança”, destaca.
Dentro da pesquisa, segundo a Fecomércio, o índice que revela a expectativa dos empresários também diminuiu, chegando a 156 pontos, 4 pontos menos do que o observado em março.
“Em resumo, a maioria dos empresários do comércio não está satisfeita com os rumos que a economia nacional vem tomando, o que inibe a contratação de mão-de-obra, investimentos futuros e a manutenção de níveis adequados de estoque”, completa Garó.
Reveja todos os telejornais do Acre
Índice de confiança do empresário diminui em abril no AC, diz pesquisa
Adicionar aos favoritos o Link permanente.