Simone Tieko, de 43 anos, vive em Praia Grande, no litoral de São Paulo, e mostra a ‘realidade’ dos moradores da região. Apesar dos problemas apontados nos vídeos, ela afirma que ama o local onde mora. Influencer ‘viraliza’ no TikTok desmistificando ‘luxo’ da vida na praia
Aparelhos eletrônicos enferrujados, mofo em roupas e ‘programação’ para ir à praia. Estes são alguns dos temas dos vídeos da criadora de conteúdo Simone Tieko, que ‘viralizou’ no TikTok ao desmistificar, de maneira bem humorada, o ‘glamour’ da vida no litoral de São Paulo. Ao g1, a moradora de Praia Grande explicou que o projeto tem como objetivo apontar as diferenças nas experiências de turistas e moradores, e ressaltou que, apesar dos problemas mostrados, ama a região.
Simone Tieko, de 43 anos, morou na capital paulista pela maior parte da vida. A mudança para o litoral aconteceu em 2020 e foi decisão dela, quando passou a trabalhar por home office. Além do perfil no TikTok, que já conta com mais de um milhão de curtidas, ela produz conteúdos sobre alimentação para o YouTube e trabalha como subscritora de riscos patrimoniais e terapeuta integrativa.
“Eu sempre tive a vontade de gravar algo com humor, voltado um pouco para a comédia e diferente do meu conteúdo do YouTube, mas a minha maior motivação surgiu após perceber que a experiência de turista é bem diferente da vivência de morador”, explicou Simone Tieko.
Moradora do litoral de SP criou série de vídeos desmistificando ‘glamour’ da vida na praia
Reprodução/Redes Sociais e Arquivo pessoal
‘Coisas que não te contam quando você vai morar na praia’
Segundo Simone, apesar de usar o TikTok desde 2020, ela passou a produzir diariamente os conteúdos sobre a vida na praia apenas em dezembro de 2022. “Eu imaginei que pudesse gerar repercussão, mas não tão rápido e em tão pouco tempo”, comentou.
O vídeo de maior audiência da ‘influencer’ conta, atualmente, com mais de 2,5 milhões de visualizações. No conteúdo, ela mostra aparelhos eletrodomésticos enferrujados na própria casa e se ‘desespera’ com a deterioração dos itens. O fenômeno da corrosão é ‘acelerado’ nas regiões litorâneas por conta da maresia.
Simone Tieko mostrou objetos mofados e enferrujados em vídeos que ‘viralizaram’ na plataforma
Reprodução/Redes Sociais
Outros dois conteúdos de relevância no perfil de Simone abordam o mofo e a ‘programação’ dos moradores para irem à praia. Nos vídeos, respectivamente, ela mostra objetos ‘embolorados’ [por conta da umidade] e explica que, apesar da vida perto do mar, não é tão simples aproveitar o local todos os dias, uma vez que os moradores precisam organizar diversas outras tarefas primeiro.
“Meus vídeos trazem uma realidade diferente do que as pessoas imaginam de como é morar na praia, de como eu imaginava que seria, mas isso não significa que eu não goste de morar aqui”, ressaltou Simone.
Amor pela região e futuro
Simone contou que a relação com o litoral de São Paulo é de longa data. “Tenho muito carinho pela região, foi onde passei todas as minhas férias desde a infância até a adolescência, a minha lua de mel e também onde vinha com a minha filha passar as férias dela. Meu amor pela Baixada Santista é antigo”.
Ainda de acordo com ela, em 2020, quando deixou a capital para viver em Praia Grande (SP), teria outras opções de moraria. “Escolhi vir pra cá e hoje não me imagino morando em outro lugar que não seja aqui. Não faz mais sentido, para mim, uma cidade muito grande e sem praia. Ter vindo para o litoral foi uma das melhores mudanças da minha vida”.
Por fim, a ‘influencer’ acrescentou que, para o futuro, pretende trazer novos tipos de conteúdo para o público. Segundo Simone, o objetivo será ‘incentivar’ mais pessoas a viverem na região. “Morar em cidade litorânea é maravilhoso. É qualidade de vida”, finaliza.
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos
Mofo e ferrugem: influencer viraliza ao mostrar a ‘vida real’ de quem mora no litoral brasileiro; VÍDEO
Adicionar aos favoritos o Link permanente.