• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Após vazante do Rio Acre, Calçadão da Gameleira apresenta erosão


Defesa Civil monitora a situação em meio a vários desbarrancamentos na capital acreana. Local foi encoberto pelas águas do Rio Acre durante a cheia
Agatha Lima/Rede Amazônica
Após a vazante do Rio Acre, o Calçadão da Gameleira apresentou pontos de erosão. O local ficou encoberto pelas águas do Rio Acre durante a cheia histórica, e agora apresenta problema comum após enchentes.
LEIA MAIS:
Durante forte chuva, seis casas desmoronam em bairro de Rio Branco
Casa cai durante fala do coordenador da Defesa Civil sobre área de risco em Rio Branco; veja o vídeo
Grades de proteção são colocadas no Calçadão da Gameleira para evitar que moradores se aproximem do Rio Acre
“Infelizmente, a partir de agora, muitas dessas erosões vão surgir, como a do Calçadão. Teremos vias, rodovias, pontes, a partir do momento que a agua vai se afastando, e o solo vai se movimentando, porque aquele solo nunca mais vai ser aquele solo anterior,”, explica o coordenador da Defesa Civil de Rio Branco, tenente-coronel Cláudio Falcão.
Falcão ressalta ainda que o local está sendo monitorado, e que vai precisar de ações de recuperação por parte do Governo Estadual e Prefeitura. “Infelizmente, vai acontecer muito desses fatos, e nós estaremos juntos, fazendo relatórios técnicos, chamando a responsabilidade de quem precisa, por direito dar manutenção, ou fazer a reconstrução”, ressalta.
Desbarrancamentos
Casa cai enquanto coordenador da Defesa Civil fala sobre área de risco em Rio Branco
Segundo Falcão, Rio Branco tem pelo menos 61 áreas com risco de desmoronamento sendo monitoradas pela Defesa Civil, e o número deve continuar aumentando à medida que o nível do rio e igarapés reduzem.
No domingo (16), seis casas desmoronaram na Rua Salgueiro, Bairro Cidade Nova. De acordo com as informações da Defesa Civil Municipal, a equipe foi pela manhã atender a ocorrência. A área vai ser interditada.
O governador Gladson Cameli esteve no local onde as casas desmoronaram e falou que está em tratativa com todos os poderes para tentar resolver o problema do deficit habitacional no Acre e dar mais segurança aos moradores.
Uma casa chegou a cair enquanto o coordenador da Defesa Civil gravava um vídeo sobre a situação. Ainda conforme o tenente-coronel, a Rua Salgueiro não estava com aviso de risco de desmoronamento e, por isso, o local, que fica às margens do Rio Acre, não tinha sido interditado anteriormente, após a enchente dos últimos dias.
VÍDEOS: g1

Adicionar aos favoritos o Link permanente.