Visita do chanceler Sergei Lavrov ocorre em meio à guerra da Rússia contra a Ucrânia. Aproximação de Lula com chineses e russos tem gerado incômodo entre norte-americanos. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu nesta segunda-feira (17) o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov. O encontro ocorreu no Palácio da Alvorada – residência oficial da Presidência em Brasília.
Lula se reuniu com o chanceler do governo de Vladimir Putin no dia seguinte ao retorno da viagem à China e aos Emirados Árabes, na qual o líder brasileiro comentou, em mais de uma oportunidade, a guerra entre Rússia e Ucrânia.
No fim de semana, por exemplo, Lula disse que os Estados Unidos e países da Europa têm adotado medidas que, na avaliação do presidente, prolongam a guerra. A fala não foi bem recebida por diplomatas norte-americanos.
Lula tem defendido um acordo de paz, mediado por países, entre os quais, o Brasil.
A guerra na Ucrânia começou em 24 de fevereiro de 2022, após a Rússia invadir o país vizinho.
Desde o início do conflito, Kiev recebe armamentos e munições de vários países europeus e dos EUA, o que possibilitou segurar o avanço russo.
Lavrov veio ao Brasil para tratar da guerra com a Ucrânia e da relação comercial entre Brasil e Rússia. Antes do encontro com Lula, o chanceler russo esteve com o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira.
De volta da China, Lula se reúne com ministro de Putin no Palácio da Alvorada
Adicionar aos favoritos o Link permanente.