Informação já havia sido apurada pela TV Globo no sábado (15). Presidente brasileiro também disse que empresário tem que pagar pelos crimes cometidos. Brennand é acusado de estupro e agressão. Thiago Brennand
Reprodução
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou neste domingo (16) que autoridades dos Emirados Árabes Unidos aprovaram o pedido de extradição do empresário Thiago Brennand, suspeito de agressão e estupro, para o Brasil.
A informação já havia sido apurada pela TV Globo e publicada pelo g1 no sábado (15).
Em coletiva de imprensa durante a manhã (madrugada no Brasil), em Abu Dhabi, Lula disse não ter tratado do assunto no encontro com Mohammed bin Zayed Al Nahyan, presidente do país árabe, e ter tomado conhecimento da decisão somente após ser questionado sobre o tema pela jornalista Bianca Rothier.
“Quando ela vai acontecer é uma questão da Justiça, da polícia. A única coisa que eu sei é que, se no mundo existir um milhão de cidadãos como esse, todos merecem ser punidos, porque não é humanamente aceitável que um brutamontes desse seja um agressor de mulheres”, disse o presidente brasileiro. “Eu acho que ele tem que pagar”, concluiu.
Presidente Lula em coletiva de imprensa neste domingo (16), em Abu Dhabi
Reprodução/TV Globo
Há cinco mandados de prisão preventiva no Brasil contra Brennand, por acusações de agredir uma modelo, sequestrar e tatuar uma segunda mulher e estuprar uma jovem e uma miss.
Agressão a modelo — Aluna de academia em shopping de luxo de SP relata agressão de empresário: ‘Ele falou: ‘Vou cuspir em você porque você merece’
Tatuagem “TFV” — Mulher relata agressões e diz ter sido obrigada a tatuar iniciais de empresário: ‘É um monstro’
Suspeita de estupro — Estudante de medicina acredita que foi dopada por empresário em jantar: ‘Completamente desorientada’
Acusação de maus-tratos — Ex-funcionário diz que Thiago Brennand batia e dava choques no filho: ‘Cara desumano’
Em dezembro de 2022, depois de apresentar a documentação complementar requerida pela Chancelaria emirática, a Embaixada brasileira em Abu Dhabi foi informada em março deste ano que o pedido de extradição de Brennand seguia em análise pelas autoridades competentes.
O pedido foi realizado com base em promessa de reciprocidade em casos análogos, já que não há acordo bilateral sobre a matéria em vigor entre Brasil e os Emirados Árabes Unidos (EAU). O Acordo de Extradição entre Brasil e Emirados Árabes foi assinado em 15/03/2019 e ratificado pelos EAU em 04/10/2021.
Lula confirma que extradição de Thiago Brennand foi autorizada pelos Emirados Árabes
Adicionar aos favoritos o Link permanente.