Em entrevista ao g1, Danilo Oliveira Batista revelou que participa do Enem desde que concluiu a faculdade de Odontologia, há dez anos, sempre sonhando em cursar Medicina. estudante Danilo Oliveira Batista, de 35 anos, natural de São Luís, foi o único candidato do estado do Maranhão a alcançar a nota máxima de mil na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)
Divulgação/ Redes Sociais
O estudante Danilo Oliveira Batista, de 35 anos, natural de São Luís, foi o único candidato do estado do Maranhão a alcançar a nota máxima de mil na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. Em entrevista ao g1, ele revelou que participa do Enem desde que concluiu a faculdade de Odontologia, há dez anos, sempre sonhando em cursar Medicina. Em todo o Brasil, apenas 12 candidatos atingiram a nota máxima. O resultado foi divulgado nesta segunda-feira (13).
“No começo, tive que reaprender vários conteúdos que já havia esquecido do ensino médio e também enfrentei dificuldades em algumas matérias. Além disso, o próprio Enem foi se aprimorando e mudando ao longo do tempo. Minha preparação consistiu em estudar todos os dias, mas sem deixar de viver”, afirmou Danilo.
O estudante Danilo Oliveira Batista, de 35 anos, natural de São Luís, foi o único candidato do estado do Maranhão a alcançar a nota máxima de mil na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)
Reprodução/ Redes Sociais
Leia também:
Como é calculada a nota do Enem 2024 e como saber se fui bem?
Prouni e Fies: Ministro Camilo Santana divulga datas do primeiro semestre
Enem 2024: resultado já está disponível; site do Inep apresenta instabilidade
Formado em Odontologia pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Danilo vê no resultado da redação uma oportunidade de finalmente alcançar seu objetivo de cursar Medicina. “Minhas notas foram crescendo, mas você nunca espera um mil. Você sonha com ele. E nunca é tarde para sonhar e acreditar! É preciso correr atrás do que se quer. Meu sonho é cursar Medicina; agora é só esperar para me inscrever no Sisu e aguardar o resultado da chamada”, declarou Danilo.
O tema da redação do ano passado foi “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”. Considerada decisiva, a nota da redação tem um peso importante na pontuação final do exame e é utilizada como critério de desempate em diversos programas de acesso às universidades.
Para Danilo, o que mais contribuiu para obter a nota máxima da redação no Enem foi sua preparação ao longo dos anos. Ele sempre buscou se aprimorar nos conteúdos para não perder a prática.
“Em relação à redação, eu fazia pelo menos uma redação por semana, busquei cursos e mentorias, especializadas na redação do Enem e tentei ao máximo assimilar as características do texto dissertativo-argumentativo”, afirmou.
Agora, com resultado da nota máxima da redação, Danilo se vê mais próximo de realizar seu sonho de cursar Medicina na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Ele planeja se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para dar um passo importante em direção à sua conquista e esperar o resultado da primeira chamada.
Sisu
O resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 foi divulgado nesta segunda-feira (13). As notas são usadas para a inscrição no Sisu, sistema onde os alunos concorrem às vagas nas universidades públicas no país.
➡️ As inscrições para o programa começam nesta sexta-feira (17) e seguem abertas até o dia 21 de janeiro.
🔴 ATENÇÃO: assim como em 2024, o programa terá apenas uma edição — só em janeiro, sem o processo seletivo que usualmente acontecia nos meses de junho ou julho.
Para participar, o candidato deve entrar no site https://acessounico.mec.gov.br/sisu. É preciso ter feito o Enem 2024, não ter zerado na redação e não ter prestado o exame na condição de treineiro.
Cronograma do Sisu:
Abertura das inscrições: 17 de janeiro
Encerramento: 21 de janeiro
Resultados da 1° chamada: 26 de janeiro
Matrículas: 27 a 31 de janeiro
Manifestação de interesse na lista de espera: 26 a 31 de janeiro