• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

O método de anotação dos cientistas que você pode incorporar aos estudos

O método de anotação dos cientistas que você pode incorporar aos estudosLudimila Ferreira

Para quem gosta de um estudo estruturado, se beneficiar de diferentes métodos é sempre uma boa ideia. Você já pode ter ouvido falar dos mapas mentais, do método Cornell e até da técnica de Feynman, mas sabia que existe uma metodologia de anotação usado por cientistas que pode ser sua nova carta na manga?

STROBE, que é a sigla para Strengthening the Reporting of Observational Studies in Epidemiology (Fortalecendo o Relatório de Estudos Observacionais em Epidemiologia), é uma ferramenta desenvolvida por pesquisadores das áreas de epidemiologia. Trata-se de uma metodologia científica e estatística para melhorar a qualidade dos relatórios de estudos observacionais. Ou seja, é o método usado para facilitar a escrita de artigos científicos nesta área.

Abaixo, entenda como ele pode ser adaptado para o dia a dia do vestibulando!

+ O método de anotação para quem quer aprender de verdade

Método de anotação STROBE

O método STROBE tem até site próprio com diversas checklists para o pesquisador fazer download – algumas preenchidas como exemplo e outras vazias para serem usadas. A técnica consiste em apontar título, resumo, introdução, métodos, resultados e discussão dos artigos.

No total, a checklist possui 22 itens, mas selecionamos apenas os mais relevantes para os estudantes de Ensino Médio ou vestibulandos.

Continua após a publicidade

No tópico de introdução, o aluno colocará detalhes sobre o tópico estudos e também sobre o contexto no qual ele está inserido. Você pode, por exemplo, se aprofundar no tópico “Revolução Francesa: o papel de Robespierre como o líder da revolução (história da França)”. O objetivo é criar uma descrição clara e concisa dos objetivos específicos do estudo.

+ Como fazer revisão: as três melhores e três piores formas

O próximo passo, para os pesquisadores, é escrever uma descrição detalhada do local e período em que o estudo foi realizado, incluindo informações sobre a população-alvo e o contexto sociocultural. Adaptando para o aprendizado do vestibulando, esta é a hora de detalhar o tópico que está sendo estudado, com um resumo que abarque os principais pontos.

Na parte de definir os “critérios de elegibilidade para os participantes do estudo”, você pode adaptar elencando quem são os “personagens” deste tópico de aprendizagem. Ao estudar História, serão as pessoas envolvidas no fato histórico, mas é possível adaptar para disciplinas Exatas, como por exemplo, elencando as fórmulas da Matemática ou da Física.

Continua após a publicidade

+ O que são flashcards e como usar nos estudos

Depois dessa listagem, chegou o momento de se aprofundar anotando todas as variáveis de interesse no estudo. Quais são os principais aspectos que você precisa absorver depois deste resumo? Anote todos eles.

Para não perder todas essas informações coletadas, caso o estudante queira fazer uma segunda rodada de estudos, é o momento de anotar quais foram as fontes utilizadas nesta pesquisa. Além do livro didático, existe uma infinidade de fontes disponíveis online, como canais de educação e até sites especializados. Apenas garanta que todos são confiáveis!

+ 4 técnicas para virar um especialista em interpretação de texto

Continua após a publicidade

Entre no canal do GUIA no WhatsApp e receba conteúdos de estudo, redação e atualidades no seu celular!

Compartilhe essa matéria via:
WhatsAPP Telegram

Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.

Publicidade

Adicionar aos favoritos o Link permanente.