Um helicóptero caiu no último sábado (4), próximo à rodovia SC-414, em Penha (SC), e parte de sua hélice atingiu um carro estacionado a cerca de 500 metros do local da queda. O veículo, modelo Captiva, estavavazio no momento do impacto.
O acidente ocorreu nas proximidades do Parque Beto Carrero World e deixou um idoso, de aproximadamente 80 anos, ferido, sendo encaminhado ao hospital com suspeita de traumatismo craniano.
O helicóptero transportava cinco pessoas, incluindo o piloto e quatro passageiros da mesma família, e caiu por volta das 14h em uma área de campo aberto. A aeronave caiu de uma altura de cerca de quatro metros e realizava um voo panorâmico, uma atividade comum na região durante o verão.
Segundo testemunhas, uma peça se desprendeu da hélice e foi lançada em direção ao carro, que pertence a um morador local. Ele foi orientado a preservar o veículo para a realização de perícia.
A FAB (Força Aérea Brasileira) informou que a aeronave, fabricada em 1980 pela Bell Helicopter, tinha autorização para operar como táxi aéreo.
A investigação sobre o acidente está sendo conduzida pelo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA V) e pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).
Técnicas específicas estão sendo aplicadas para a coleta de dados, verificação de danos e levantamento de evidências.
De acordo com a FAB, “na Ação Inicial são utilizadas técnicas específicas, conduzidas por pessoal qualificado e credenciado que realiza a coleta e a confirmação de dados, a preservação dos elementos, a verificação inicial de danos causados à aeronave, ou pela aeronave, e o levantamento de outras informações necessárias à investigação”.
Imagens divulgadas pelo Corpo de Bombeiros mostram a aeronave bastante danificada.