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Conheça como escola da zona rural no interior do Ceará se tornou uma das 10 melhores do país


A Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Francisco Ferreira Santiago está localizada no distrito de Otavilândia, na cidade de Pires Ferreira, e compõe a lista das dez escolas cearenses que têm destaque nos anos iniciais do fundamental, de acordo com o Ideb 2023. Escola de Pires Ferreira é destaque em índices da educação básica
Todo ano é sempre um novo desafio para quem trabalha na área da educação. Isso porque a aprendizagem é construída aos poucos e em um “trabalho de formiguinha” que move dezenas e até centenas de pessoas em uma mesma escola.
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E dessa rotina a equipe da escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Francisco Ferreira Santiago, localizada no distrito de Otavilândia, na cidade de Pires Ferreira, entende. A instituição teve bons resultados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (ldeb) 2023, divulgado em agosto de 2024.
📚 A escola foi destaque tanto nos anos iniciais quanto nos anos finais e figura como uma das dez melhores instituições do Brasil:
Ficou em 1° na lista de melhores escolas nos anos finais do ensino fundamental, com nota 9,3
Ficou em 8° no ranking de escolas nota 10 nos anos iniciais do ensino fundamental
A Francisco Ferreira Santiago não é a única que se destaca na cidade. Outra instituição, a EEMTI Alzira Maria de Araújo, marcou presença no ranking, com 9° lugar nos anos iniciais e 6° nos anos finais.

Mas qual a ‘receita’ do sucesso?
Escola de Pires Ferreira é destaque em índices da educação básica
Reprodução/TV Verdes Mares
A secretária de Educação do município, Rosa Matias, conta que os resultados são fruto de mais de dez anos de trabalho para fortalecer a educação de Pires Ferreira. E uma política pública fez a diferença no curso dessa história: a implementação, em 2007, do Programa Alfabetização na Idade Certa (PAIC), do Governo do Estado.
“A gente já vem se preparando no fundamental, tanto nos anos iniciais como nos anos finais, mas sem deixar o nosso olhar para a educação infantil, para a primeira infância. Porque você sabe que um prédio, uma casa, só é sustentado se tiver um bom alicerce. Então, a educação infantil é o alicerce de toda a educação. Ela tem que ser bem preparada, bem cuidada, porque dali vai sair os anos iniciais e finais”, comentou a gestora ao g1.
De acordo com a secretaria, o sucesso do município se dá por vários fatores. Alguns deles são:
cuidado com a educação infantil;
olhar para a criança também fora da sala de aula;
acompanhamento individualizado para alunos que apresentam dificuldades na aprendizagem;
recomposição de aprendizagem (entenda mais abaixo);
foco em Português e Matemática;
olhar para a família e para o que acontece no entorno da/do estudante.
Tudo isso compõe o que a secretária chama de “olhar de rede”:
“Duas escolas foram premiadas. Não é um trabalho de uma escola isolada, é um trabalho de rede. O mesmo trabalho que a escola da zona rural faz, a escola da zona urbana também faz. É um trabalho feito com formações, com feedback, com preparação do docente, da gestão, desde o porteiro, a merendeira, o auxiliar. Todos são educadores. Quem está na escola está para receber o aluno. Todos têm que ter esse olhar para o aluno”.
A escola Francisco Ferreira Santiago fica em um distrito da cidade de Pires Ferreira, a cerca de 20 quilômetros da sede. Para se ter uma ideia, Pires Ferreira aparece com uma população de 10.606 no Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O município está localizado na microrregião de Ipu e fica a cerca de 285 quilômetros de Fortaleza.
Na escola, estudam 105 crianças – divididas entre educação infantil, anos iniciais e finais. São 15 professores efetivos e cinco auxiliares.
Ao todo, o estado do Ceará teve 15 escolas com o maior Ideb. Em seguida, estão Alagoas, com cinco, e Pernambuco, com uma.

“Nossas crianças do infantil 4 e infantil 5 já saem do infantil com uma base boa para os anos iniciais. Você já recebe crianças leitoras, crianças com fluência muito boa de leitura, recebemos crianças que se apresentam, que têm uma desenvoltura, que têm uma forma social de conviver com os demais muito boa”, pontuou Rosa Matias.
A professora Nelsa Andrade, que leciona no 5° ano da Francisco Ferreira Santiago, corrobora com a tese de que o resultado do Ideb é reflexo de anos de trabalho em toda a rede municipal de Pires Ferreira.
Ela é uma professora polivalente – ou seja, ensina várias disciplinas. Nelsa está como educadora em Pires Ferreira há 18 anos e já viu muitas mudanças no município.

De acordo com ela, o destaque maior é para o investimento. Conforme o Governo do Estado, em 2023 a cidade recebeu a verba de R$ 17.015.492,10 para investir na educação.
“Um ponto principal é a gente conhecer os nossos alunos. A partir do momento que você conhece o seu público, isso vai estar facilitando a aprendizagem das nossas crianças. São feitos diagnósticos para que a gente trabalhe em cima das dificuldades deles.”
Para Nelsa, uma das dificuldades da rotina é a diferença de níveis de aprendizado dos alunos. Por isso, a cidade de Pires Ferreira faz um um trabalho intitulado de Projeto de Recomposição da Aprendizagem (PRA).
Conheça abaixo o projeto considerado é um dos fatores citados pelos entrevistados como chave que coloca a escola Francisco Ferreira Santiago e a cidade de Pires Ferreira no holofote da educação:
🔎 Projeto de Recomposição da Aprendizagem (PRA)
De acordo com Rosa, essa iniciativa tem feito a diferença na rotina dos estudantes do Infantil V ao 9° ano.
A equipe escolar faz um diagnóstico do aprendizado das crianças ainda no início do período letivo.
Esse mapeamento serve para os professores e diretores saberem em qual situação as crianças estão em relação à leitura, escrita, interpretação e mais.
Há professores destinados somente para o PRA, que atuam nas lacunas e defasagens apresentadas pelos estudantes.
Os alunos que precisam do PRA são acompanhados na sala de aula mesmo e, geralmente, esse atendimento é individualizado.
“Sobre o resultado (do mapeamento), montamos o nosso plano de ação para trabalhar durante todo o ano. Faço esse projeto interno porque não adianta essa criança estar na sala de aula se ela não consegue acompanhar as habilidades da turma. Ela precisa ter uma recomposição daquela falha da aprendizagem dela. É um projeto maravilhoso, de sucesso. Nossos profissionais já estão bem preparados. Cada escola, cada gestor, cada professor, precisa conhecer seus alunos de perto, desde onde mora até a necessidade de aprendizagem dele”, acrescentou a secretária.
Família e comunidade como parceiras
Conheça a história de sucesso de uma escola da zona rural do Ceará.
Reprodução/TV Verdes Mares
Antônio Alves, diretor da EEMTI Francisco Ferreira Santiago, celebra os resultados do Ideb e aponta que eles o ajudam a entender como a instituição tem trabalhado as disciplinas “mães” (português e matemática).
Os simulados e outros tipos de testes aparecem também como termômetro de como vai o aprendizado das crianças. Com essas metodologias, a equipe escolar consegue estabelecer metas e rever estratégias.
Não são todas as turmas da escola que fazem ensino integral. Além de 8° e 9°, turmas do 2° e 5° fazem atividades no contraturno. Para isso, o diálogo com as famílias precisa estar afinado, para que elas possam entender a necessidade da criança ficar mais tempo na escola.
“A gente se volta para os simulados mensais, simulados em cima das habilidades. Estamos sempre fazendo planos de ação com os professores e diagnósticos com as turmas para que a gente possa ver o que está sendo consolidado, rever as estratégias para aplicar novamente. Tem também formações mensais para os professores. Quando se aproximam as avaliações externas a gente faz um trabalho focado, trabalhando os conteúdos”, explicou Antônio ao g1.
Apesar da importância de provas e simulados, para o diretor nada adianta se a escola não se aproximar do mundo do aluno. Por isso, outro diferencial da Francisco Ferreira Santiago é a gamificação – processo em que se usa elementos de jogos em contextos não lúdicos, como a educação.
E não é preciso repetir que as mídias sociais e a internet no geral já fazem parte da rotina de crianças e adolescentes, seja de forma integrada ou em excessos que podem prejudicar.
Segundo o diretor, o uso dessas ferramentas na escola é “dosado” e “ponderado”: “É um auxílio muito grande no processo de aprendizagem para fazer pesquisas, trabalhos, buscar o que está acontecendo no mundo para trazer a realidade e discutir com eles. Mas, a gente busca dosar o dia que pode trabalhar com o celular e com a internet. Não pode fazer essa liberação total, porque às vezes também pode fugir um pouco do foco da aula”.
Todos os estudantes que frequentam a escola fazem parte da comunidade Otavilândia, distrito de Pires Ferreira. Esse espírito de família, em cidade pequena, é levantado pelo diretor Antônio como outro ponto de destaque.
A família é parceira da escola. O aluno faltou? A gente vai na casa para procurar ou faz uma ligação. O processo de educação (é feito de) passos curtos, a gente não vai alcançar tudo de uma vez. Talvez o nosso grande diferencial seja acompanhar esse aluno quando está com necessidade, conversar com a família e trabalhar essa heterogeneidade na sala de aula. O município caminha há muito tempo nessa prática de não deixar ninguém para trás, de tentar alfabetizar todas as nossas crianças.
Ações para a infância, Educação Infantil e Ensino Fundamental
Ao g1, a Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc) disse que o Ceará entende que “a formação bem-sucedida dos cidadãos deve ser priorizada desde as primeiras fases da aprendizagem.”
Estas são algumas ações que a pasta vem fortalecendo em Pires Ferreira e outros municípios:
📌 Educação Infantil e Ensino Fundamental
A oferta da educação infantil ao ensino fundamental na rede pública cearense faz parte de uma organização de competências sob a responsabilidade de cada município. Esse processo tem como base o Regime de Colaboração, instituído pelo estado com os 184 municípios cearenses. Dessa forma, cada município faz a gerência de sua própria rede.
É desenvolvido pelo Governo do Ceará o Paic, que oferece formação continuada aos professores das escolas municipais, apoio à gestão escolar, material estruturado e avaliação para garantir melhorias da educação infantil ao 9º ano do Ensino Fundamental. “Trata-se de uma política forte de promoção de qualidade e equidade, que conta com adesão de 100% dos municípios cearenses.”, garantiu a Seduc.
📌PAIC Integral
Em 2023, o Governo do Ceará iniciou a ampliação do regime de colaboração com os municípios ao desenvolver o Paic Integral, ação que estabelece a jornada prolongada, com incentivo técnico-financeiro e pedagógico, iniciando pelas turmas de 9º ano. Um total de 164 municípios aderiram, propiciando a oferta a 52.452 estudantes. O investimento foi da ordem de R$ 104,9 milhões.
Em 2024, foi a vez do 8º ano com os mesmos incentivos. A adesão foi feita por 157 municípios, beneficiando 53.392 alunos. O Governo do Ceará aportou recursos no valor de R$ 106,7 milhões.
📌PAIC Integral em Pires Ferreira
Valor de investimento para reforma de espaços da escola e custeio de gêneros alimentícios: R$ 274.000,00.
O município já recebeu a primeira parcela: R$ 164.400,00. Por orientação da legislação relativa ao período eleitoral, a segunda parcela será paga após o final dessa vedação. Além disso, o município também conta com sete bolsistas formadores, com atuação prevista para 7 meses. O investimento total é de R$ 20.580,00. O total do investimento é de R$ 294.580,00.
“O município recebe formação continuada para os professores das escolas municipais, apoio à gestão escolar, material estruturado e avaliação. Em 2023, utilizou R$ 269.091,26 em ações voltadas ao custeio de gêneros alimentícios.”, disse a Seduc.
📌 Programa de Apoio ao Desenvolvimento Infantil (Padin)
Também é desenvolvido, ainda de acordo com a Seduc, o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Infantil (Padin) com o “objetivo de fortalecer o vínculo familiar, de modo a garantir o bem-estar físico, emocional, social e cultural, a linguagem, o desenvolvimento cognitivo, as habilidades de comunicação e os conhecimentos gerais das crianças de 0 a 3 anos de idade.”
O foco do Padin é a visita às famílias com foco no fortalecimento de vínculo, dos encontros coletivos, do aumento da parentalidade positiva, do desenvolvimento social, emocional, afetivo e cognitivo.

Avanços no Fundamental, Ensino Médio abaixo da meta
Eliana Estrela, secretária da Educação do Ceará, avalia resultado do Ideb 2023.
Apesar do bom desempenho do Ensino Fundamental (como as escolas citadas nesta reportagem), o Ceará não avançou no Ensino Médio e ficou abaixo da meta em relação aos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (ldeb).
➡️ Entenda:
O Ceará alcançou 6,6 pontos nos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º) e 5,5 pontos nos anos finais (6º ao 9º). Com isso, nos anos iniciais o estado avançou e teve 1,2 pontos a mais do que a meta estabelecida no primeiro ciclo ldeb (5,4).
O Ceará, no entanto, não bateu a meta referente ao ensino médio, onde registrou 4,3 pontos (a meta era 5,2). Apesar de alguns estados terem se destacado nas três etapas avaliadas, o Brasil só superou a meta nos anos iniciais do ensino fundamental.
Para o Ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, o resultado do Ideb reforça a importância de o MEC seguir atuando junto aos estados e aos municípios para a superação das desigualdades educacionais.
“Estamos cientes do tamanho do nosso desafio para garantir uma educação pública de qualidade para todos. Por isso, estamos investindo em programas transformadores como o Pé-de-Meia e o Escola em Tempo Integral”, defendeu.
Entenda como o índice é calculado
Ideb 2023: Ceará tem melhora no Ensino Fundamental
O Indicador foi criado em 2007 e é divulgado a cada dois anos. Ele avalia o desempenho dos alunos principalmente em matemática, língua portuguesa, além do número de aprovados e reprovados.
O Ideb é composto por dados referentes à aprovação dos estudantes (fluxo escolar) e às médias de desempenho nas avaliações. É calculado a partir do Censo Escolar e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Varia de 0 a 10, de modo que quanto melhor o desempenho dos alunos e mais alto o número de aprovados, maior é o Ideb.
Os resultados do Ideb foram impactados pela pandemia de coronavírus, uma vez que sua metodologia compreende medidas do aprendizado e da trajetória regular dos alunos entre as etapas de ensino. O cálculo do indicador de 2021 seguiu a mesma metodologia proposta em 2007 , utilizada de forma inalterada ao longo dos anos, com o objetivo de manter a comparabilidade do indicador.
“A ideia é que o Ideb continue sendo o indicador que nos guia na apreciação do desenvolvimento da educação, mas talvez alguns ajustes sejam necessários, sempre com a preocupação de que não se perca a possibilidade de comparação ao longo do tempo. Estamos encerrando o ciclo do compromisso pelo desenvolvimento da educação, de 2007 , quando se projetaram metas de desenvolvimento da educação até 2021 . Como o PNE [Plano Nacional de Educação] tem vigência até 2024, podemos considerar que essas metas continuaram até aqui ”, explicou o presidente do Inep, Manuel Palacios.
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