Brasileira disputou o prêmio com Kate Winslet, Nicole Kidman, Pamela Anderson, Angelina Jolie e Tilda Swinton. Globo de Ouro: as atrizes que concorreram ao prêmio com Fernanda Torres são reconhecidas mundialmente, o que dá ainda mais peso à conquista da atriz.
Quando Rose não deixou que Jack subisse naquela porta enquanto o Titanic afundava bem ao lado, o rosto de Kate Winslet ficou gravado na memória do mundo. Faz 27 anos. Durante esse tempo, aceitou papéis que precisavam de estudo e esforço – não só de um rosto bonito.
Nicole Kidman não fica atrás. É reconhecida pelos estudos da complexidade humana. Nos papéis que aceita, há ambiguidade moral – que faz dela um sonho de atriz até para gênios incontestáveis como o diretor Stanley Kubrick. Uma máquina de trabalhar: em 47 anos de carreira fez mais de 80 filmes. Em 2025, já tinha levado o prêmio de melhor atriz no Festival de Veneza por “Baby Girl” – um suspense erótico.
Seria impossível separar o erotismo da carreira de Pamela Anderson. Das páginas da “Playboy”, rosto e corpo ficaram gravados na memória mundial quando usou um maiô vermelho na série de TV. Foi indicada por interpretar uma vedete que precisa pensar no futuro depois que sua carreira de 30 anos chega ao fim.
Angelina Jolie pensou em parar de atuar várias vezes. Virou símbolo de ativismo, diretora importante, com sinal verde em Hollywood. Quis investir em contar histórias que achava relevantes para si e para o mundo. Voltou para frente das câmeras para interpretar a cantora de ópera Maria Callas.
Tilda Swinton economiza nas expressões faciais em suas interpretações. Na vida pública, é vista como ícone que dita sua própria moda. Desafia o que Hollywood espera dela e prefere diretores ousados como Wes Anderson, irmãos Coen e Pedro Almodóvar – que dirigiu o filme pelo qual ela foi indicada em 2025.
Um talento que reverbera pelo mundo e reconhecido pela própria Fernanda Torres em um dos episódios do programa “Que História é Essa, Porchat?”.
Fábio Porchat: Se vocês pudessem ser uma pessoa por um dia, hoje?
Fernanda Torres: Nem sei falar o nome dela direito. Porque ela é atriz e tal… Tilda Swinton.
Juntas, essas cinco atrizes já foram indicadas 47 vezes para o Globo de Ouro. Levaram para casa 14 estatuetas – muitas em sequência. Um dos maiores prêmios da indústria audiovisual e termômetro para toda uma temporada de prêmios que termina com o Oscar. Quem seria capaz de competir com tanta fama e tanto poder?
‘Prêmio é Mega-Sena acumulada’, diz Fernanda Torres sobre vencer o Globo de Ouro
Antes da Fernanda, quatro atores brasileiros já tinham sido indicados ao prêmio. Sônia Braga (três vezes), Daniel Benzali, Wagner Moura e Fernanda Montenegro. Outros quatro filmes do Brasil concorreram na categoria de melhor filme estrangeiro: “Cidade de Deus”, “Pixote, a Lei do Mais Fraco”, “Orfeu Negro” e “Central do Brasil” – único a vencer, em 1999.
É muito difícil se conectar emocionalmente com quem não fala a sua língua. E é o grande trabalho do ator: criar a conexão com quem está assistindo ao filme. Além da competição acirrada, Fernanda Torres tinha que quebrar essa outra grande barreira. Convencer que estava interpretando um personagem real, nos Estados Unidos, em um país que não está acostumado a ver filme nem dublado nem legendado.
Globo de Ouro: atrizes que concorreram com Fernanda Torres são reconhecidas mundialmente
Jornal Nacional/ Reprodução
Fernanda ocupou o último quadrinho entre as estrelas mais poderosas dos Estados Unidos. Não era uma primeira vez em um prêmio importante. Fernanda Torres foi a primeira brasileira a ganhar o prêmio de melhor atriz no Festival de Cannes, pela atuação em “Eu Sei Que Vou Te Amar”, de Arnaldo Jabor, em 1986. Tanto lá quanto agora, Fernanda foi comedida, profissional, fiel principalmente à personagem que representa.
No domingo (5), a atriz Viola Davis chamou seu nome. O ator Selton Mello teve uma reação parecida com a nossa em casa. E Tilda Swinton, a atriz que Fernanda Torres um dia sonhou ser, se levantou, em êxtase. Vimos ali duas gerações de trabalhadoras que levam nossas vozes, nossos gestos, nossas histórias para um outro patamar.
Agora, a espera é pelo dia 17 de janeiro, quando sai a lista de indicados ao Oscar. Mas um Globo de Ouro já nos dá uma sensação, que até podem chamar de vira-lata, de que em um panteão de histórias possíveis, agora os melhores também falam português.
LEIA TAMBÉM
‘Ainda estou aqui’ é um símbolo de reconciliação, diz Marcelo Rubens Paiva após Globo de Ouro para Fernanda Torres
Reação de Tilda Swinton com vitória de Fernanda Torres no Globo de Ouro viraliza
Vitória de Fernanda Torres no Globo de Ouro tem ‘comemoração de Copa do Mundo’ em Curitiba