• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

O que significa dormir com a televisão ligada, segundo a psicologia

Dormir com a televisão ligada é um hábito comum para muitas pessoas e, à primeira vista, parece inofensivo. Entretanto, pode revelar aspectos profundos sobre as emoções e o estado de saúde mental de quem o adota. Entenda o que pode estar por trás desse comportamento.

Dormir com a televisão ligada

Descubra o que significa dormir com a televisão ligada – Foto: Imagem gerada por IA/ND

De acordo com a psicologia, dormir com a televisão ligada e só conseguir adormecer dessa forma pode revelar aspectos importantes sobre sua personalidade e saúde.

O que significa dormir com a televisão ligada:

  • Fugir do silêncio: a televisão, ao proporcionar sons, pode ser reconfortante para algumas pessoas que se sentem incomodadas pelo silêncio, funcionando como uma rota de fuga do estresse ou da solidão;
  • Sensação de companhia e segurança: assim como a fuga do silêncio, os sons constantes da televisão podem proporcionar uma sensação de companhia, aliviando a solidão e trazendo segurança.
  • Ambiente previsível: muitos indivíduos procuram escolher programas ou filmes familiares antes de dormir, como uma forma de recriar um ambiente previsível que reduz a ansiedade;
  • Evitar o confronto com emoções: pessoas com dificuldade em ficar sozinhas com seus pensamentos tendem a dormir com a televisão ligada para se distrair de preocupações ou inseguranças.

Dormir com a televisão ligada pode impactar a qualidade do sono

Mulher dormindo com a televisão ligada

Entenda os malefícios de dormir com a televisão ligada – Foto: Freepik/ND

De acordo com o Instituto de Otorrinolaringologia e Medicina do Sono, “a luz azul imita a luz do dia e pode suprimir a produção de melatonina, o hormônio responsável por regular o sono. A exposição a essa luz durante a noite pode atrasar a sensação de sonolência e dificultar a capacidade de adormecer”.

Além de prejudicar a produção do hormônio que regula o ciclo do sono, os barulhos dos filmes e das programações da televisão podem ativar o cérebro, dificultando o relaxamento e o alcance das fases mais profundas do sono.

Mulher dormindo com a televisão ligada e a mesa repleta de comidas

Evite assistir a programações com barulhos altos – Foto: Freepik/ND

Especialistas recomendam configurar a TV para desligar automaticamente e substituir as programações por sons relaxantes, como ruído branco ou música suave, que não interferem no sono.

*Importante: este conteúdo não substitui avaliações profissionais com médicos ou outros especialistas nas áreas de saúde e bem-estar.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.