Juliana Pavan (PSD) e Nilson Probst (MDB) assumiram oficialmente seus cargos de prefeita e vice-prefeito de Balneário Camboriú em eventos que culminaram na cerimônia de posse nesta quarta-feira (1º), no Expocentro Júlio Tedesco.
Às 11h, ocorreu a transmissão simbólica de cargo na sede da Prefeitura Municipal. Na ocasião, Fabrício Oliveira (PL) passou oficialmente a administração à Juliana com a assinatura da transmissão de mandato no livro oficial que registra a alternância governamental.
A cidade tem, pela primeira vez, uma prefeita eleita. Juliana, entretanto, não é a primeira mulher a comandar a cidade: em 2004, a vereadora Iolanda Achutti, então presidente da Câmara de Vereadores, assumiu o posto quando o prefeito Rubens Spernau se licenciou.
Solenidade de posse
Às 17h, a solenidade de posse da prefeita Juliana Pavan, do vice-prefeito Nilson Probst e dos vereadores eleitos teve início no Expocentro Júlio Tedesco.
Os atos são organizados pela Comissão de Transição Administrativa, conforme atribuições do Decreto Municipal 11.909/2024. A prefeita foi eleita em outubro com 29.495 votos, 42,30% dos votos válidos.
À reportagem da NDTV Record, a prefeita falou sobre a sensação de ser a primeira mulher eleita para o cargo.
“A sensação é de grande responsabilidade e de alegria. Eu me sinto extremamente honrada em estar como prefeita da minha terra natal, da minha casa, da cidade que tanto amo e respeito. Hoje pela manhã, na transmissão do cargo, eu já deixei muito claro que eu levo para a prefeitura a determinação, a garra e a força da mulher, mas mais do que isso, a sensibilidade de uma mãe: da proteção, do cuidado, do zelo, para cuidar ainda mais as famílias da nossa cidade”, disse.
Quem é Juliana Pavan, nova prefeita de Balneário Camboriú
Juliana Pavan Von Borstel tem 41 anos e é natural de Balneário Camboriú. Já foi apresentadora de TV, é empresária e graduanda em Administração com habilitação em Marketing e Tecnologia de Gestão Pública.
Filha do ex-prefeito da cidade e também prefeito empossado em Camboriú, Leonel Pavan (PSD), Juliana iniciou a carreira política em 2020 ao se eleger vereadora pela primeira vez. Foi a única mulher eleita vereadora titular nas eleições daquele ano.