Segundo trimestre do ano marca o início da safra da cana. O volume de colheita e de moagem começa a aumentar no interior do estado. Safra da cana começa no interior paulista
TV TEM/Reprodução
O alto índice de chuvas no fim do verão contribuiu para que as expectativas dos produtores para esta safra de cana fossem maiores em relação à anterior.
A cana de açúcar precisa de 110 a 1500 milímetros de água pra poder render uma boa produção. Na região noroeste já choveu mais do que isso. Os especialistas afirmam que isso não prejudica a colheita.
Veja a reportagem exibida no programa em 16/04/2023:
Safra da cana começa no interior paulista
As chuvas também elevaram as projeções das usinas da região. Uma no município de Potirendaba (SP) espera produzir 12% a mais do que na safra passada.
Em 2022, a empresa moeu mais de 15 milhões de toneladas, sendo mais de 30% para fabricação de etanol, o restante virou açúcar. A previsão dos especialistas é que a safra deste ano seja mais voltada para produção de açúcar.
Dados da Única, organização que representa as indústrias de cana-de-açúcar e bioenergia, apontam que a moagem de cana-de-açúcar na primeira quinzena de março, na região centro-sul, foi de mais de 600 mil toneladas.
Nesse mesmo período, no ano anterior, foram processadas pouco mais de 140 mil toneladas de cana, um aumento de quase 330%. No acumulado da safra 2022/2023, a moagem atingiu cerca de 540 milhões de toneladas. Já no ciclo anterior, as usinas moeram 522 milhões de toneladas, um avanço de 4%, segundo a organização.
VÍDEOS: veja as reportagens do Nosso Campo
Acesse + TV TEM | Programação | Vídeos | Redes sociais
Safra da cana deve ser melhor este ano
Adicionar aos favoritos o Link permanente.