A prefeitura de Florianópolis publicou um decreto nesta quinta-feira (26), que muda as regras para entrar na Ilha do Campeche. Segundo a capital, entre as mudanças está a autorização que turistas vão precisar para entrar no local.
A ilha irá receber cerca de 800 pessoas por dia, informou o decreto.
Como conseguir a autorização para entrar na Ilha do Campeche
A autorização para entrar na Ilha do Campeche será emitida pelo site da prefeitura. Ali, o turista poderá escolher a data da visitação e a forma de deslocamento. A partir das informações, o site vai emitir um bilhete virtual com os dados e um QR Code de acesso.
O número de visitantes é distribuído pelas opções de deslocamento dos turistas:
- APAAS: 409 autorizações diárias;
- ACOMPECHE: 60 autorizações diárias;
- Barra da Lagoa: 133 autorizações diárias;
- ABTC: 72 (setenta e uma) autorizações diárias e;
- Outros e próprios: 120 autorizações diárias.
Decreto abre brecha para outras empresas transportarem turistas
O decreto informa que outras empresas autorizadas ao transporte turístico mas que não pertencem às associações autorizadas a transportar turistas para ilha podem levar os passageiros com o ingresso individual. Essas empresas se enquadram nas vagas da categoria “outros e próprios”.
A nova regra abre uma brecha para empresas que não faziam parte da lista de associações que assinaram o TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) 2019/2020 para transportar passageiros para a ilha.
Anteriormente, uma empresa que tentou transportar turistas para a Ilha do Campeche de Stand-up Paddle foi impedida na Justiça Federal por, entre outros motivos, não fazer parte do grupo de associações.
Na categoria “outros e próprios” também se enquadram pessoas que vão até a Ilha com a própria embarcação. O decreto reforça que, mesmo esses turistas vão precisar da autorização online para entrar na Ilha do Campeche.
Autorização passa a valer após período de implementação
Segundo a prefeitura, o decreto passa a valer a partir da data de publicação. No entanto, regras como a autorização necessária para entrar na Ilha vão valer após o período de implementação. O município não definiu uma data.
Até a autorização ser implementada, as empresas autorizadas a transportar turistas para ilha seguem limitadas às associações parte do TAC.
Confira o decreto completo.