Choveu 79 milímetros na cidade nas últimas 24 horas. Rio Atiabaia transbordou no distrito de Sousas
Júnia Vasconcelos/EPTV
O Rio Atibaia transbordou na altura do distrito de Sousas, em Campinas (SP), e inundou residências na manhã desta sexta-feira (27). Segundo a Prefeitura, 44 famílias, totalizando 100 moradores, tiveram que deixar as residências. Até a última atualização, tinha chovido 79 milímetros em 24 horas na cidade.
Moradores das casas inundadas, na região do Beco do Mokazel, foram orientados a irem para o abrigo montado pela prefeitura no bairro Betel. Alguns relataram à EPTV, afiliada da Globo, que chegaram a levantar os móveis uma vez que a região é frequentemente afetada por enchentes.
Equipes da Secretaria de Assistência Social montaram uma base de atendimento aos moradores no local e equipes da Defesa Civil monitoram o transbordamento do Atibaia.
Chuva volumosa
A chuva desta manhã em Campinas (SP) provocou alagamentos em ruas, avenidas, quedas de árvores e deixou famílias desalojadas. Ninguém ficou ferido. Na região, também houve estragos provocados pelo temporal em Vinhedo e Monte Mor.
A Defesa Civil de Campinas contabiliza 12 ocorrências relacionadas à chuva. Foram quatro quedas de muros, três alagamentos de imóvel, duas quedas de árvores, além de dois imóveis e um muro em risco.
O maior volume de chuva em 24 horas foi de 79,4 milímetros, registrado na região Sudoeste, na Vila Aeroporto, e na região Sul, no Jardim das Bandeiras. Em 72 horas, o índice chegou a 111 milímetros.
No Jardim Itaguaçu, uma enxurrada se formou em uma rua de terra. A cratera aberta impediu a passagem dos carros. A chuva também alagou residências do bairro.
Buraco provocado pelas chuvas no Jardim Itaguaçu, em Campinas
Helen Sacconi/EPTV
VÍDEOS: saiba tudo sobre Campinas e Região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas