As cidades da Grande Florianópolis começaram a divulgar as formas de pagamento e prazos do IPTU 2025 (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana). Em Florianópolis, as emissões começaram em novembro e há desconto para pagamento em cota única. Em São José, o carnê será entregue a partir do dia 2 de janeiro.
IPTU 2025 em Florianópolis
Na capital catarinense, o desconto é de 20% aos que pagarem em cota única até 6 de janeiro. Para quem estava com seus débitos quitados com o município até 30 de setembro de 2024, o prazo é estendido até o dia 20 do mesmo mês.
Ainda na modalidade cota única, a prefeitura disponibiliza outras duas reduções: 10% até 5 de fevereiro e 5% até 5 de março. No caso dos parcelamentos, o pagamento pode ser feito em até dez vezes mensais, com vencimentos a partir de 5 de março de 2025.
A TCRS (Taxa de Coleta de Resíduos Sólidos) poderá ser paga em cota única, com vencimento em 5 de março, sem desconto, ou parcelada junto ao IPTU, seguindo as mesmas datas.
Uma novidade é que as taxas poderão ser pagas via Pix. Os boletos estão disponíveis no site da prefeitura, e o acesso pode ser feito com a inscrição imobiliária do imóvel, login e senha. Outra opção é conferir os valores por meio da plataforma Gov.br
IPTU 2025 em São José
Em São José, o carnê do IPTU será entregue a partir de 2 de janeiro de 2025, com expectativa de distribuir 121 mil talões. Os moradores que desejam garantir o desconto de 10% terão a opção de pagar o valor em cota única ou em duas parcelas.
Tanto a parcela única quanto a primeira parcela vencem em 12 de fevereiro — a segunda está programada para 12 de março. O contribuinte que estava em dia com os pagamentos anteriores até 12 de novembro de 2024 terá desconto adicional de 5% na cota única. Caso haja atraso, os descontos serão cancelados.
Outra opção é o parcelamento em 11 vezes. Neste caso, as prestações são consecutivas, com início em 12 de fevereiro e finalização em 12 de dezembro de 2025. Nem todos os contribuintes terão acesso a essa opção, já que o valor mínimo da parcela não pode ser inferior a R$ 39,46.
Eventuais pedidos de revisão do IPTU 2025 devem ser protocolados até 12 de fevereiro, conforme a lei complementar n° 021/2005. O processo pode ser feito no CAC (Centro de Atendimento ao Cidadão) ou pelo site da prefeitura.
Além da distribuição física, será possível solicitar o carnê de forma online, no site da prefeitura, informando o CPF, CNPJ ou a inscrição do imóvel. A guia também pode ser solicitada pelo WhatsApp (48) 98814-1815 ou pelo aplicativo Atende.Net. Na segunda semana de janeiro, os moradores poderão emitir a segunda via no auditório do Cati (Centro de Atendimento à Terceira Idade).