Embora não seja tão comum na linguagem contemporânea, é possível chamar alguém de rude ou ignorante usando esta palavra. Estamos falando de “boçal” ou “bossal”?
Aqui não tem enrolação: o certo é “boçal”, com cedilha. A palavra “bossal”, com dois “s” está errada.
De acordo com o dicionário Michaelis, “boçal” é sinônimo de “ignorante”, “grosseiro” ou “rude”, além de representar uma pessoa desprovida de inteligência ou sensibilidade.
+ “Agradecer pela” ou “agradecer a”: qual é o certo?
Palavras uniformes
“Boçal” pode ser tanto um adjetivo quanto um substantivo e a etimologia da palavra, ou seja, sua origem, é desconhecida. Em ambos os casos, ela é uma palavra uniforme e não possui variação do feminino para o masculino. Isso acontece porque, na Língua Portuguesa, os adjetivos terminados em –l são sempre uniformes, entre eles estão imprescindível, pluvial, amável, azul, fiel, cordial e banal.
Já os substantivos uniformes tem terminações mais amplas, como agente, artista, chefe, cliente, dentista, fã, imigrante, indígena, entre outros.
Em contextos históricos, a palavra “boçal” também tinha um uso racista: era usada para se referir aos escravos que chegavam do continente africano e não falavam português.
+ Qual é o certo: “a domicílio” ou “em domicílio”?
Exemplos
- Sua atitude boçal é inaceitável!
- Esse comportamento é boçal.
- Aquela boçal está passando dos limites com sua falta de educação.
- Sua atitude boçal não impressionará ninguém! (adjetivo)
+ “Trouxe” ou “trousse”: qual é o certo?
Entre no canal do GUIA no WhatsApp e receba conteúdos de estudo, redação e atualidades no seu celular!
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.