• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Suflê de caranguejo une as tradições das culinárias francesa e cearense; aprenda como fazer


O prato é uma boa entrada para o almoço e leva cerca de 45 minutos para o preparo. Suflê de caranguejo reune a tradição das culinárias francesa e cearense.
Reprodução/TVM
O caranguejo é uma marca da culinária do Ceará. Tanto que há até um dia popularmente já dedicado ao consumo, às quintas-feiras. A carne é usada em várias receitas deliciosas. Por isso, o Nordeste Rural deste domingo (16) vai mostrar o passo a passo do suflê de caranguejo, receita que une duas culinárias bem diferentes: a francesa e a cearense. Quem ensina é o chef Ian Pinheiro.
Ingredientes
6 ovos
450 gramas de carne de caranguejo
50 gramas de cebola
30 gramas de pimentão
15 gramas de alho
20 gramas de pimenta-de-cheiro
20 gramas de cheiro-verde
uma colher rasa de colorau
sumo de 1 limão
uma colher de azeite
pimenta-do-reino a gosto
Para o molho branco:
4 colheres de manteiga
4 colheres de farinha de trigo
800 ml de leite
noz moscada a gosto
sal a gosto
Modo de fazer
O primeiro passo é o molho branco. Coloque a panela no fogo para esquentar. Em seguida, bote margarina ou manteiga, depois, quando derreter, acrescente farinha e deixe dourar. Depois coloque o leite e mexa. Tempere com sal e noz moscada, que é ralada direto na panela. Siga misturando até engrossar. Para o chef, o segredo de um bom molho branco é acompanhar a farinha. Com o molho pronto, ele é reservado.
A segunda parte da receita é temperar a carne de caranguejo. Pegue uma segunda panela e coloque no fogo. Acrescente azeite e cebola para refogar. Depois, vem os pimentões. Quando refogar um pouco, bote o alho e mexa. Ponha o colorau e mais um pouco de azeite.
Agora, já pode colocar a carne de caranguejo, que já vem pré-cozida, na panela. A carne cozinha rápido, entre 10 e 15 minutos vai estar pronta. Atenção para o ponto. Ela tem que ficar mais seca, pois ainda vai ser misturado o molho branco. Quando estiver quase pronta, coloque o cheiro-verde para dar sabor e cor. Mexa mais um pouco e pronto, carne finalizada.
Agora vamos para a montagem do suflê. Para começar, pegue os ovos e separe as gemas das claras. Depois, coloque a carne de caranguejo cozida junto às gemas e mexa. Em seguida, acrescente o molho branco que estava reservado e misture. Bote, também, o sumo de um limão. Volte a misturar.
Agora, é hora de bater as claras para ficar no ponto de neve. Quando ficar firme, as claras estão prontas. Comece a misturar as claras em neve na carne de caranguejo, para dar volume ao suflê. Mas atenção: não misture toda a clara de uma vez. Coloque aos poucos, para agregar as claras à carne de caranguejo e evitar que o ar escape.
Com tudo misturado, aos pouquinhos despeje a massa no recipiente onde vai ser servido o suflê. Não preencha até a borde, porque o suflê vai crescer por causa das claras.
O cozimento é rápido. Os suflês ficam de 10 a 15 minutos no forno, a 180º, até crescerem e ficarem douradinhos. Quem quiser, pode botar um pouco de limão por cima para aproveitar.
Veja mais notícias no g1 em 1 minuto

Adicionar aos favoritos o Link permanente.