• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Ribeirão Preto, SP, tem alta de 16,3% no número de empresas abertas em 2023


Foram 5.618 novos negócios criados de janeiro a abril. Bairros consolidados com corredores comerciais são os mais procurados por empresários. Número de negócios abertos em Ribeirão Preto, SP, cresce 16,3% em 2023
Um levantamento feito pela EPTV, afiliada da TV Globo, mostra um aumento de 16,3% no número de empresas abertas em Ribeirão Preto (SP) de janeiro a abril deste ano em comparação ao mesmo período de 2022.
No ano passado, foram 4.830 empresas abertas, sendo que em 2023 surgiram 5.618 novos negócios.
O economista Diego Galli Alberto explica que o motivo do crescimento está no comportamento do consumidor, que retomou os hábitos de compras desde o fim da pandemia.
“As pessoas voltando a comprar mais, a consumir volumes maiores, isso faz com que surjam novas oportunidades para os empresários e para os candidatos a empreender”.
Ainda segundo o levantamento da EPTV, os bairros em que mais surgiram empresas são aqueles com corredores comerciais consolidados. São eles:
Ipiranga
Vila Virgínia
Campos Elíseos
Ribeirânia
Centro
Ana Paula Tayama abriu uma sorveteria com o marido em Ribeirão Preto, SP
Marcelo Moraes – EPTV
Neste ano, Laion Henrique Rodrigues Silva abriu uma sorveteria junto com a mulher dele em uma esquina movimentada no bairro Campos Elíseos, na zona Norte. Os dois deixaram os empregos para empreender, e, segundo Laion, o trabalho aumentou.
“O desafio é grande, porque antes era só ficar ao lado do balcão. Agora não, é gerenciar e acompanhar os percalços que o empreendedorismo gera. Nós somos a primeiros a chegar e só vamos embora quando fecha”, diz Laion.
A aposta do casal para conquistar a clientela e recuperar o valor investido no negócio são os sorvetes feitos com ingredientes naturais.
Há dois anos com uma oficina mecânica aberta, Danilo Camargo diz que para se manter no negócio é preciso buscar atualização e planejar os passos da empresa com a compra de novos equipamentos, por exemplo, e a oferta de serviços de qualidade.
“Questão de investimento, questão de aparelhagem, você tem que estar sempre se mantendo atualizado com cursos, novas ferramentas. Tudo isso é o difícil”, explica o empresário.
Danilo Camargo é dono de uma oficina mecânica em Ribeirão Preto, SP
Marcelo Moraes – EPTV
Abertura de vagas
Para o economista Diego Galli Alberto, a abertura de novas empresas está diretamente ligada ao impacto na criação de empregos.
Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) mostram que 1.415 vagas de emprego foram abertas em Ribeirão Preto em fevereiro deste ano. O setor de serviços criou 1.037 postos de trabalho.
“É um ciclo positivo e que a gente aguarda pra esse ano com esse aumento de empresas um maior número de contratações”, diz Alberto.
Veja mais notícias do g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região

Adicionar aos favoritos o Link permanente.