O abrigo emergencial na escola Luzia Francisca vai acolher as famílias que tiveram as casas atingidas por deslizamento de terra no sábado (21) e domingo (22). Quatro pessoas morreram soterradas no bairro Vila Real. Abrigo emergencial foi montado na Escola Luzia Francisca, no bairro Ivoturucaia
Prefeitura de Várzea Paulista/Divulgação
A Prefeitura de Várzea Paulista (SP) abriu salas de uma escola para abrigar as famílias que ficaram desalojadas após as fortes chuvas que atingiram a cidade no sábado (21) e domingo (22). O temporal causou deslizamento de terra na Vila Real e matou quatro pessoas soterradas.
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
Segundo a prefeitura, a instalação do abrigo emergencial foi feita na Escola Municipal de Educação Básica Luzia Francisca, no bairro Ivoturucaia, região que fica próxima das áreas afetadas em Várzea Paulista e Jundiaí. O local foi escolhido para permitir que as famílias permaneçam na mesma região em que vivem.
Além de disponibilizar o abrigo, a prefeitura informou que está entregando alimentos, roupas e kits de higiene para as vítimas. Conforme a gestão municipal, a maior parte dos desalojados está temporariamente em casas de parentes e amigos, mas o abrigo ficará à disposição para aqueles que necessitarem.
Segundo da Defesa Civil Municipal, as áreas de risco da cidade estão sendo monitoradas e medidas preventivas estão sendo implementadas.
Abrigo emergencial foi montado na Escola Luzia Francisca, no bairro Ivoturucaia, em Várzea Paulista (SP)
Prefeitura de Várzea Paulista/Divulgação
Ajuda estadual
A Defesa Civil do Estado de São Paulo informou que enviou itens de higiene pessoal, cestas básicas, kits de limpeza, colchões, cobertores, travesseiros e rolo de lona.
Segundo a Defesa Civil, os materiais foram retirados nesta segunda (23) e, posteriormente, entregues à população atingida.
Deslizamento durante chuva provoca mortes em Várzea Paulista
Gustavo Netto/TV TEM
Doações
Quem puder contribuir com doações para as famílias afetadas, pode levar os materiais na sede da Guarda Civil Municipal, que fica na Rua Jaborandi, n160, Vila Tupi. A prefeitura orienta que sejam doados roupas, cobertores, alimentos não perecíveis, itens de higiene pessoal e de limpeza. As doações podem ser entregues todos os dias, das 08h às 18h.
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM