O tenista João Fonseca, de 18 anos, fez história ao conquistar de forma inédita o torneio mundial sub-20 Next Gen ATP Finals, no domingo (22), em Jedá, na Arábia Saudita. O carioca se tornou o primeiro brasileiro e sul-americano a ser campeão da competição, além de se consolidar na lista dos 145 melhores tenistas do mundo.
Criado em 2017, o Next Gen ATP Finals é um torneio mundial que reúne os oito maiores tenistas sub-20 do circuito mundial da ATP (Associação de Tenistas Profissionais).
João foi o primeiro brasileiro a integrar a competição e ser campeão logo em seu ano de estreia. Com o título, ele faturou US$ 526 mil em premiação, cerca de R$ 3,2 milhões de reais na cotação atual.
Aos 18 anos e 3 meses, o carioca é o segundo campeão mais jovem do torneio, atrás apenas do italiano Jannik Sinner, número três do mundo, que tinha 18 anos e 2 meses quando venceu a competição, em 2019.
O atual melhor do mundo, Carlos Alcaraz, foi outro que conquistou o título, mas com 18 anos e 6 meses.
Quem é João Fonseca?
A trajetória do brasileiro na ATP é marcada por uma ascensão rápida no ranking de maiores tenistas do mundo.
No início de 2024, João ocupava a 730° colocação, e após a chegada às quartas de finais no Rio Open deste ano e no ATP 250 de Bucareste, na Romênia, e a conquista do Challenger de Lexington, a joia carioca subiu 585 posições no ranking.
Para efeito de comparação, Gustavo Kuerten, o Guga, tricampeão de Roland Garros (1997, 2000 e 2001), precisou de cerca de dois anos para ter uma “subida” semelhante a de João Fonseca.