Thomas Conley, de apenas oito anos, agiu rapidamente e salvou o amigo, Isaiah Rodriguez, que havia se engasgado com uma uva durante o almoço em uma escola do Arizona, nos Estados Unidos.
O momento foi registrado por uma câmera de segurança presente no refeitório. Thomas percebe a situação rapidamente, antes que qualquer adulto notasse, e faz uma manobra de Heimlich.
“Eu o ouvi chorando, então, tipo, o que há de errado? E por um segundo eu não sabia o que ele estava fazendo. Mas finalmente percebi que ele estava engasgando, então eu simplesmente decidi fazer o Heimlich”, disse Thomas, em entrevista ao canal estadunidense 12News.
Aprendeu a manobra de Heimlich um dia antes do incidente
A diretora da escola, Kathy Ray, disse que só soube do incidente no outro dia, quando a mãe de Isaiah pediu para ver o vídeo.
“Foi muito emocionante porque sete anos atrás, no mesmo mês – quase no mesmo dia – tivemos um aluno, um aluno com necessidades especiais, que engasgou em nossa cafeteria e não sobreviveu”, lembrou.
Quando a diretora contou o que Thomas havia feito para a mãe dele, ela disse que a família havia ensinado a manobra de Heimlich e os perigos de um engasgo noite anterior ao incidente.
“Ontem à noite, na mesa de jantar, estávamos falando sobre como é fácil engasgar com uvas”, Ray relata o que a mãe de Thomas disse a ela. “E foi como se todos os pelos do meu corpo se arrepiassem.”
Após o ocorrido, Thomas recebeu um certificado de reconhecimento por suas “ações heroicas” do Corpo de Bombeiros do município.
“Você não deve ter medo de ajudar alguém”, enfatizou o menino.