Fim de ano chegando significa muita comida boa nas ceias de Natal e Ano Novo. E se para nós já é difícil resistir a todas as delícias, o mesmo vale para os pets. Por isso, é importante ter cuidado ao preparar e consumir os pratos típicos de fim de ano para que não caia nenhum pedacinho para os pets e abstrair as carinhas de pidões dos amigos de quatro patas. Isso porque há alimentos que os pets não podem comer no Natal por risco de intoxicação e de desencadear doenças.
O Hospital Veterinário SOS listou 10 alimentos que fazem muito mal à saúde dos pets para que você e seu animal de estimação passem o Natal e o Ano Novo longe de alguma emergência veterinária.
Alimentos que os pets não podem comer no Natal
Rabanada
Essa é uma das sobremesas clássicas mais queridinhas das casas brasileiras neste época do ano. A rabanada é prejudicial à saúde dos pets pela fritura e do açúcar em alta quantidade.
Panetone e Chocotone
Tem gente que prefere com frutas cristalizadas enquanto outros não abrem mão de muito, mas muito chocolate. Mas independente da versão, panetone e chocotone não devem ser oferecidos aos pets. Há açúcar na massa, nas frutas e o chocolate intoxica os animais.
Bacon
Idolatrado durante o ano inteiro, o bacon é quase unanimidade quando o assunto é sabor. Mas faz muito mal para os animais. Isso porque o sistema digestivo deles não consegue processar grandes quantidades de sal e gordura, o que traz problemas estomacais e também doenças cardíacas, pulmonares e intestinais.
Doces
Não oferecer doces é importante porque o xilitol, adoçante artificial encontrado em doces e balas, por exemplo, pode causar problemas hepáticos e queda dos níveis de açúcar no sangue.
Isso quer dizer que a insulina vai aumentar muito e pode iniciar um quadro de diabetes. Além disso, pode provocar obesidade e problemas dentários.
Maionese Caseira
Em muitas famílias há aquele tio ou cunhado que jura fazer a melhor maionese caseira do mundo. O que não pode acontecer é oferecer esse alimento ao seu pet. A maionese em excesso é muito densa para o estômago do seu pet.
Alho e cebola
Cebola e alho são sempre bem-vindos para deixar as refeições ainda mais saborosas, mas esses alimentos têm concentrações de dissulfetos, tóxicos em altas concentrações. Alho e cebola, cebolinha, além de outros temperos, causam vômitos, diarreia, perda de apetite, depressão e dor abdominal.
Drink
Assim como molhar a chupeta de uma criança na cerveja, vinho ou cachaça, oferecer bebida alcoólica a animais é terminantemente proibido em qualquer situação. Os efeitos do álcool sobre o fígado e cérebro dos humanos é o mesmo apresentado nos pets, então, a tendência é que fiquem alcoolizados e podem passar mal.
Peru
Para algumas pessoas não há uma ceia natalina sem o peru à mesa. Mas essa iguaria deve ficar fora do cardápio dos pets. Essa medida é importante porque a ave tem ossos que se partem ao serem mordidos e, se engolidos, podem causar feridas na boca e até perfurar a garganta e os órgãos dos pets.
Bacalhau
O bacalhau seco tem uma quantidade muito elevada de sal e isso atacará os rins do seu pet.
Nozes e macadâmia
Parecem inofensivas, mas evite. Ambas são tóxicas para os animais e podem desencadear algum tipo de alergia.