Com a chegada do verão e das férias de fim de ano, muitos partem em busca de aventuras na natureza. Algumas trilhas em Blumenau, no Vale do Itajaí, são verdadeiros espetáculos, com paisagens de tirar o fôlego.
Blumenau tem mais de 50% de seu território coberto pela Mata Atlântica, com uma ampla área verde e caminhos abertos por trilhas de várias dificuldades, um prato cheio para quem busca aventura.
Conheça as principais trilhas em Blumenau
Parque das Nascentes
O Parque Natural Municipal Nascentes do Garcia, também conhecido como Parque das Nascentes, foi criado em 1998 e está inserido no Parque Nacional da Serra do Itajaí, criado em 2004.
A área de preservação conta com aproximadamente 5,3 mil hectares, sendo considerado o maior Parque Municipal do Brasil. Há quatro trilhas autoguiadas abertas à visitação no local.
Trilha das Lagoas
Com aproximadamente 600 m de extensão, essa trilha leva em média 40 min para ser completa. Conforme a página de turismo da cidade, o percurso passa por três lagoas e árvores centenárias, sendo uma trilha contemplativa. No trajeto ainda existe um ponto de banho com entrada na primeira lagoa.
- Permitido início do trajeto até as 16h e no horário de verão até às 17h, com grau de dificuldade baixa.
Trilha da Chuva
Com aproximadamente 3 km de extensão, essa trilha leva em média 2h30 para ser concluída, com início ao lado da Casa Sede (Administrativa) e término ao lado do Casarão.
No percurso, há seis travessias pelo Ribeirão Garcia Pequeno, com pontos para banho. No segundo passe, o aventureiro encontrará uma cascata ao lado esquerdo do ribeirão.
- Permitido início do trajeto até as 14h e no horário de verão até às 15h. Grau de dificuldade alta.
Trilha do Morro do Sapo
Esta é una das trilhas em Blumenau de dificuldade média, com uma extensão aproximada de 11 Km (ida e volta), com média de 5h para concluir todo o percurso.
Ao longo do trajeto, o aventureiro encontra o Ribeirão Garrafa, que possui uma cachoeira de aproximadamente 25 m de queda, onde não é permitida a descida, mas vale a contemplação.
No fim da trilha, há um um mirante com aproximadamente 715 m de altitude que proporciona uma bela vista para o Morro do Spitzkopf, Morro do Cachorro, Pico Jaraguá e Morro do Baú.
- Permitido início do trajeto até as 12h e no horário de verão até às 13h, com grau de dificuldade média.
Parque São Francisco de Assis
Localizado no Centro de Blumenau, o Parque Natural Municipal São Francisco de Assis é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral. Criado em 1995, o local abriga diversas espécies de vegetação, bem como animais e tipos de fungos.
Com nascentes de água, o parque recebe milhares de visitantes todos os anos. O local abriga duas curtas trilhas sendo uma delas com distância de 1.432 metros e outra com 824 metros.
A gestão do parque é realizada pela Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade.
- Com tempo estimado de 1 hora, o nível de dificuldades das trilhas é moderado.
Parque Ecológico Spitzkopf
Traduzido do alemão, “Spitzkopf” quer dizer cabeça pontuda. A denominação do parque se refere ao morro a mais de 930 metros de altitude (um dos mais altos da cidade), e que é destino final de uma das principais trilhas em Blumenau.
O parque por onde a trilha é feita é uma área particular que fica dentro de uma unidade de conservação federal, o Parque Nacional da Serra do Itajaí, que abrange em parte nove cidades da região.
No local, não é permitido acampar e também não há lanchonetes. Por isso, esteja preparado com águas e lanches leves para manter o fôlego da caminhada.
- Horário de funcionamento: sábados e domingos, das 8h às 17h. A trilha precisa ser iniciada até 12h30. Após esse horário, não é mais permitida.
- Entrada: R$ 20 por pessoa (somente no dinheiro).
Trilha na Vila Itoupava
Pouco conhecida, a trilha localizada na região da Vila Itoupava, mais precisamente na Itoupava Rega, é acessada por meio de uma propriedade particular.
Com grau de dificuldade fácil, o percurso é de cerca de 2,6 km, com pouco mais de 1 km de subida ao cume, que proporciona uma bela vista panorâmica da região.