Uma ação da Defensoria Pública reabriu uma cozinha solidária de Florianópolis que tinha sido fechada pela Vigilância Sanitária Municipal. A instituição servia gratuitamente 400 refeições vegetarianas por semana no Centro e entrou em um consenso com a prefeitura para viabilizar a reabertura.
A cozinha solidária do Templo Hare Krishna, no centro de Florianópolis, foi fechada em setembro deste ano pela vigilância sanitária. O projeto doava marmitas vegetarianas para pessoas em vulnerabilidade social.
Defensoria promoveu consenso entre cozinha solidária e vigilância sanitária
A Defensoria Pública, por meio do NUCIDH (Núcleo Especializado de Cidadania, Igualdade, Diversidade, Direitos Humanos e Coletivos), interviu na situação após receber uma denúncia.
A ação questionou a vigilância sanitária e, em novembro, realizou uma visita em conjunto para dialogar sobre a viabilidade de reabrir a cozinha. No consenso, a regularização e o prazo foram flexibilizados.
Segundo a defensoria, a prefeitura vai ajudar a viabilizar um curso de gratuito de capacitação em boas práticas para manipulação de alimentos, conforme prevê a legislação municipal.