O caminho do empreendedorismo pode ser sinuoso, mas cada curva traz uma nova oportunidade de aprendizado e crescimento. Em 2024, Santa Catarina tem mostrado resultados encorajadores no setor.
No terceiro trimestre deste ano, o estado catarinense observou uma elevação de 10,9% na constituição de novas empresas em relação ao mesmo trimestre de 2023, de acordo com a Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviço de SC.
Por outro lado, de julho de 2023 a julho de 2024, o Estado viu o fechamento de 128.241 empresas de pequeno e médio porte, dados esses da Junta Comercial de Santa Catarina (Jucesc).
Embora o saldo no período tenha sido positivo, com novas empresas abertas, manter-se ativo no mercado pode ser um desafio para muitas micro e pequenas empresas. Diante disso, é importante dar atenção a estratégias que buscam garantir a sustentabilidade dos negócios.
Os programas Crea Acelera e o Comitê Consultivo Empresarial (CCE) são iniciativas do CREA-SC que representam uma ponte entre inovação e as necessidades do mercado, nas áreas de engenharia, agronomia e geociências.
Eles buscam impulsionar o desenvolvimento empresarial ao promover um ambiente propício para o aprimoramento e para o crescimento das empresas locais. Mas como essas estruturas podem transformar o cenário econômico da região e beneficiar empresas registradas?
Ao incentivar a produtividade e a lucratividade, entre outros quesitos, as ferramentas oferecidas pelo CREA-SC abrem um leque de oportunidades para os que buscam se destacar no competitivo mundo dos negócios.
O que é o programa CREA Acelera
O programa CREA Acelera tem por intuito fomentar o desenvolvimento de microempresas registradas no Conselho, oferecendo, em parceria com o Sebrae/SC, suporte e consultorias voltadas ao desenvolvimento empresarial.
Este programa tem como objetivo principal estimular a competitividade das empresas por meio de capacitações, diagnósticos, consultorias tecnológicas e implementação de ferramentas digitais, através da conexão entre empresas e especialistas do setor.
Os benefícios incluem aumento na produtividade, melhoria na gestão e acesso a informações e tendências de mercado.
Empresas registradas no CREA-SC
A participação no programa é destinada a micro e pequenas empresas que possuem registro no CREA-SC. Essas empresas têm acesso a um conjunto de serviços que podem ser adaptados às suas necessidades.
Esses serviços incluem:
- Orientações técnicas.
- Consultorias personalizadas.
- Cursos de capacitação.
O foco é transformar o conhecimento técnico em práticas que favoreçam a inovação e o crescimento sustentável dos negócios.
O CREA Acelera é especialmente voltado para empresas com faturamento de até R$ 4.800.000,00 por ano. Ao reconhecer suas limitações e desafios, essas medidas buscam reduzir as barreiras de entrada para inovações, permitindo que os empreendedores se tornem mais competitivos no mercado.
Para saber mais, acesse: https://acelera.crea-sc.org.br/.
O que é o Comitê Consultivo Empresarial
O Comitê Consultivo Empresarial (CCE) do CREA-SC é um programa que busca proporcionar melhorias no ambiente corporativo. Com mais de 22.000 empresas registradas, o Crea-SC busca ouvir essas organizações para coletar sugestões que possam aprimorar suas operações e serviços.
A atuação do Comitê é focada em fortalecer a resiliência das empresas, contribuindo para a geração de empregos e a movimentação da economia.
O CCE tem como principais objetivos identificar e apresentar as demandas das empresas ao CREA-SC para fomentar uma relação mais próxima entre elas e o Conselho. O Comitê se dedica a desenvolver diferentes iniciativas, benefícios e serviços que atendam às necessidades das pessoas jurídicas registradas.
A ideia é criar planos que integrem e dinamizem as ações das empresas, além de sugerir parcerias com outras instituições para estimular a criação de projetos que beneficiem o ecossistema empresarial.
As reuniões do CCE ocorrem mensalmente, sempre na primeira segunda-feira do mês, às 14h. Assim, o Comitê traz à tona os anseios da comunidade, promovendo debates e propondo soluções que estimulem o desenvolvimento das empresas nas áreas de engenharia, agronomia e geociências em Santa Catarina.
Demandas das empresas registradas
Essa prática de escuta ativa contribui para o aprimoramento contínuo das organizações, fomentando a adaptação às mudanças e inovações do setor. Ao coletar essas demandas específicas, o Crea-SC contribui para desenvolver iniciativas e programas que não apenas resolvem problemas imediatos, mas também antecipam tendências e necessidades futuras.
É, portanto, um canal de comunicação aberto e colaborativo. Essa interação estimula um senso de pertencimento e participação ativa entre os empresários. Com isso, o Comitê Consultivo Empresarial se torna uma peça-chave na construção de um ecossistema mais integrado, no qual as vozes das empresas são ouvidas e valorizadas.
Ações e Projetos
A iniciativa do Comitê Consultivo Empresarial de propor ações e projetos é um elemento-chave na busca por integrar e impulsionar a atuação das empresas registradas no Crea-SC.
Houve recentemente uma reunião com a AMFRI e com a GRANFPOLIS com a finalidade de promover junto às prefeituras eventos e capacitações referentes à contratação de serviços de engenharia.
A proposta de integrar as ações das empresas registradas também cria uma comunidade colaborativa entre os membros do Crea-SC. Quando as empresas caminham juntas em projetos e iniciativas comuns, elas podem compartilhar experiências, recursos e melhores práticas, resultando em sinergias que beneficiam todo o setor.
Para saber mais sobre o CREA-SC, acesse o site oficial e as redes sociais.