Quer deixar a própria casa funcional e com uma baixa manutenção? A arquiteta do canal Dicas Decor, Mariana Cabral, listou, abaixo, itens ou tendências que devem ser evitados para facilitar no dia a dia, mas sem deixar de lado um ambiente acolhedor e estiloso.
Itens que devem ser evitados por quem quer uma casa funcional
Escadas brancas
Embora sejam super elegantes, as escadas brancas em materiais como granito ou porcelanato podem ser difíceis de manter, já que qualquer sujeira ou imperfeição fica visível com facilidade. Para uma casa prática, o ideal é optar por escadas em tons mais escuros ou com acabamentos que disfarçam a sujeira.
Cubas de vidro e cubas pretas para banheiro
A cuba de vidro pode ser atraente, mas a manutenção é um desafio, já que ela acumula marcas de água e de respingos de produtos com facilidade. As cubas pretas, embora estéticas, também exigem cuidados constantes, uma vez que mancham facilmente com o uso diário.
Gesso trabalhado
Embora o gesso com detalhes ornamentais seja sofisticado, ele acumula poeira e sujeira nas imperfeições. Para quem busca praticidade, o gesso reto é a melhor opção, já que facilita a limpeza e a manutenção.
Luminárias complexas
Luminárias detalhadas e com muitos elementos, especialmente as suspensas em tetos altos, são complicadas de limpar. Se o modelo for difícil de acessar, pode gerar muito trabalho ao necessitar de andaimes ou profissionais para manutenção.
Cubas esculpidas
As cubas esculpidas na pedra são lindas, mas acumulam sujeira nos cantos devido ao design reto. Para quem tem um banheiro de uso esporádico, como um lavabo, elas são uma ótima escolha. No entanto, para banheiros de uso constante, é mais prático optar por cubas com curvas internas que não acumulem sujeira facilmente.
Sofás brancos
Apesar de lindos e de modernos, os sofás brancos exigem uma manutenção constante. Se você tem crianças ou um fluxo constante de pessoas, é melhor escolher um sofá em tons claros, mas não tão suscetíveis à sujeira, como cinza claro.
Porcelanato polido
O porcelanato polido, especialmente em cores claras, tende a acumular sujeira rapidamente e pode ser difícil de manter sempre limpo. Para quem quer uma manutenção mais simples, é recomendado optar por porcelanatos em tons mais fechados ou escolher um modelo fosco.
Fogões convencionais e cooktops
Fogões tradicionais e cooktops com grelhas e superfícies de inox exigem limpeza constante para evitar manchas e arranhões. Se a prioridade é praticidade, um cooktop de indução é a melhor escolha, já que oferece superfícies lisas e fáceis de limpar.